Fórum Connect RN começa nesta terça-feira (28) e Natal se credencia a programa da ONU

A Rede Potiguar de Fomento à Internacionalização (Internacionaliza RN) realiza nesta terça (28) e quarta-feira (29) o Fórum Internacional Connect RN, que reúne debatedores nacionais e internacionais para tratar de temas como Cidades Resilientes e Sustentáveis, Energias Renováveis e novas tecnologias na área de Saúde. O evento tem inscrições gratuitas no site Connect RN, tradução simultânea e acontece no formato online com transmissão via plataforma Zoom.

A Prefeitura de Natal, via Secretaria Municipal de Planejamento – Sempla, integra a Rede Internacionaliza RN e durante o fórum vai apresentar carta de compromisso ao programa da ONU “Construindo Cidades Resilientes 2030” (MCR-2030, na sigla em inglês). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também irá se vincular à iniciativa, na condição de entidade de apoio.

Além de Natal, os municípios de Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante também vão se credenciar ao programa “Construindo Cidades Resilientes 2030”, que é conduzido pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres. O programa tem o propósito de estimular o planejamento e construção de cidades com condições de resistir, absorver ou se recuperar com eficiência dos efeitos de um desastre, seja ele qual for, dentro da perspectiva de desenvolvimento sustentável e de segurança da sua população.

O painel que abre o Fórum Internacional Connect RN, às 10h desta terça-feira (28), tem como tema “Ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Rio Grande do Norte”. Serão debatedores: o professor Anderson Cruz (Instituto Metrópole Digital - IMD/UFRN), professora Renata Archanjo (Secretaria de Relações Internacionais - SRI/UFRN) e os pesquisadores Per Petersson (Lund University), Edgard Morya (Instituto Santos Dumont), Sidarta Ribeiro (Instituto do Cérebro/UFRN), Michael Sand (Boehringer Ingelheim) e Gregory Riggins (Johns Hopkins University) e Jonathan Batista (Arquiteto de software líder / LogAp Sistemas).

A secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra, participa do painel "Abrindo o caminho para cidades resilientes e sustentáveis", que acontece na quarta-feira (29), a partir das 10h. Ela dividirá o debate com Clément da Cruz (Consultor Técnico, MCR2030), Helena Monteiro (Consultora Técnica, MCR2030), Cassia Moraes (Fundadora e CEO da Youth Climate Leaders) e Luciana Cardoso (Consultora da Rede de Cidades Resilientes).

A Rede Internacionaliza RN tem por finalidade concentrar esforços para criar um ambiente virtual de aprendizagem, troca experiências e conhecimento para incentivar o desenvolvimento do ecossistema de inovação do estado, com foco no mercado internacional. Integram à rede, o Instituto Metrópole Digital (IMD-UFRN), Governo do Estado (Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Sedec), Prefeitura de Natal (Secretaria Municipal de Planejamento – Sempla), Sebrae, FIERN, Rede Potiguar de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Repin) e a Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal.