Prefeitura do Natal recompõe e aduba canteiros com resíduos de podas

Avenida Deodoro recebe adubo para melhoria dos canteiros
Foto: Roberto Galhardo/Semsur

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), iniciou nesta quinta-feira (23), a recomposição dos canteiros de grandes avenidas da cidade com o material de compostagem, produzido a partir do reaproveitamento dos resíduos das podas de árvores.

O canteiro central da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, situado entre as ruas Apodi e Jean Mermoz, foi o primeiro local contemplado. Já nesta sexta-feira (24), a Semsur está colocando o material no canteiro central da Av. Roberto Freire, na altura do Ponto Sete.

Desde o mês passado, a Prefeitura está trabalhando na melhoria da compostagem presente na Estação de Transbordo de Cidade Nova. Todo o material beneficiado será destinado à produção de mudas do Horto Municipal e receberá adição de outros compostos orgânicos. Já o material restante, que possui dimensões maiores, será utilizado na recomposição dos canteiros.

Um dos canteiros com maior necessidade de recuperação do solo é o da Avenida Deodoro da Fonseca. A área receberá ao longo dos próximos dias cerca de 10 toneladas de material. A Semsur também iniciou a aplicação do composto no canteiro da Av. Roberto Freire. Ao contrário da Av. Deodoro, a principal Avenida de Ponta Negra receberá o material peneirado, ideal para ser aplicado como nutriente do paisagismo do local.

De acordo com a diretora de Paisagismo da Semsur, Renata Larissa, o material é importante para recomposição do solo dos canteiros centrais - que se encontram sem cobertura vegetal, pobre em nutrientes e compactados (sem espaço para o desenvolvimento das raízes). “No conteúdo peneirado, que será destinado à produção de mudas, será adicionado material orgânico para enriquecimento em nutrientes, como compostos ricos em nitrogênio, e serão acondicionados em sacos plásticos que receberão as sementes”, explica.

Para ela, a destinação correta do material recolhido estabelece a cidade do Natal como uma capital que valoriza o meio ambiente, tendo em vista que diminui a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. Além disso, esse tipo de ação gera economia aos cofres do município, uma vez que se evita a compra de adubos para o paisagismo da cidade.

A trituração e compostagem das podas fazem parte do novo modelo de manejo arbóreo sustentável iniciado pela Prefeitura do Natal em meados de 2018. Todos os galhos com até 30 cm de diâmetro são triturados e levados para uma área não contaminada da Estação de Transbordo. No local, o material passa pelo processo de compostagem e, depois de pronto, é utilizado como adubo. Organizado em leiras, a compostagem é revirada frequentemente, irrigada por carros-pipas e submetida ao controle de temperatura, devido ao processo de decomposição e fermentação a que é submetida.