Semtas participa de evento no mês da primeira infância

Equipe participou do evento apresentando avanços nas políticas para a primeira infância
Foto: Semtas

Na última segunda-feira (09), a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), participou  da abertura do Mês da Primeira Infância. O evento iniciou às 9h em sistema híbrido, na Escola de Governo e pelo canal Sethasrn no Youtube, com o tema “Percorrendo Caminhos: Interfaces das Políticas Públicas voltadas para a garantia da proteção integral na Primeira Infância e os desafios para a Política de Assistência Social”

Com a participação no evento, Natal demonstra sua preocupação com a temática da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), afirma o secretário da Semtas, Adjuto Dias. “ Sabemos da relevância do programa para o município e de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipes. O Programa Criança Feliz foi concebido com base em inúmeras evidências científicas e é um importante avanço nas políticas públicas voltadas para o início da vida, ao integrar ações de políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos, dentre outros”, acrescenta.

O programa atende especificamente gestantes e crianças com idade entre zero e seis anos, dando prioridade aos usuários cadastrados no Cadastro único e beneficiários do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada -  BPC.

Importante lembrar que mesmo diante a pandemia, as atividades do programa não pararam em Natal. O Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz de Natal está atuando no território dos Centros de Referência da Assistência Social de Felipe Camarão, Mãe Luíza, Nossa Senhora da Apresentação, Nordelândia e Pajuçara, atendendo 1.451 famílias cadastradas e realizando  desde 18.720 visitas realizadas de forma presencial e remota, resultado este considerado de total importância para o público atendido.

Nos locais de atuação do programa, a parceria local com as políticas públicas vem acontecendo com bastante relevância com a saúde e a educação. Nas unidades básicas de saúde e nos centros de educação infantil do município. Tudo isso, sendo também reforçado com o comitê gestor, a fim de dar resolutividade às demandas que não são de responsabilidade da assistência social. A equipe vem também realizando um trabalho na Unidade de Acolhimento I, da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), que acolhe crianças que tiveram seus direitos violados e necessitam da proteção do Estado. “Lá estamos treinando os cuidadores para trabalharem questões relevantes à primeira infância e o desenvolvimento infantil”, relata Danielly Rodrigues, Coordenadora Municipal do Programa Primeira Infância do Suas/Criança Feliz.

A abertura do mês da primeira infância coloca como prioridade a proteção e os cuidados da primeira infância como forma de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. "Para o Departamento o programa deu um grande apoio às atividades dos CRAS, principalmente nas ações educativas. Acreditamos que o investimento na infância tem que começar cada vez mais cedo e esse período é a primeira infância, desde a gestação", declarou, Cristiano Manoel, Diretor do Departamento de Proteção Social Básica.