Prefeitura de Natal lança hotsite do Sine Natal e disponibiliza 800 vagas de estágio

Alex Régis/Secom

Os jovens natalenses que estão iniciando a busca pela inserção no mundo do trabalho ganharam nesta terça-feira (03) um importante aliado nesse processo. Trata-se do hotsite do SINE Natal que foi lançado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, e pelo secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, em solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. O acesso à ferramenta é fácil e rápido e está disponível em uma aba logo na página principal do site da Prefeitura (www.natal.rn.gov.br). Nesse primeiro momento, 800 vagas de estágio foram disponibilizadas. Os selecionados vão atuar na rede pública municipal de ensino. A vice-prefeita Ayla Ramalho também participou do evento.

As áreas com vagas disponíveis são: Pedagogia, Letras, Letras/Espanhol, Inglês, Ensino Religioso, Educação Física, Artes, Matemática, História e Geografia. Cada estagiário terá direito a uma bolsa no valor de R$ 800 e cumprirá um expediente de seis horas. As vagas estão disponíveis já a partir do 1º período cursado, mas os interessados precisam ser efetivamente alunos universitários com matrículas regulares. Não haverá entrevista presencial.

Os interessados deverão estar cadastrados no SINE, o que pode ser feito através do site www.empregabrasil.mte.gov.br  ou em um dos postos físicos municipais ou estaduais localizados em Natal, (Alecrim, Candelária, Cidade da Esperança e Zona Norte) Parnamirim e São José do Mipibu. Lembrando que devido à situação de pandemia, estes postos estão atendendo por agendamento. Os encaminhamentos acontecerão entre este terça-feira (03) e o dia 13 de agosto. As vagas podem ser acessadas (por quem já é cadastrado no SINE) pelo aplicativo de celular SINE FÁCIL. Com o aplicativo, o trabalhador não precisa sair de casa ou pegar fila.

Álvaro Dias destacou a relevância da ferramenta e lembrou que o estágio é a primeira experiência e um momento muito importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional: “Esta é uma etapa fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário. O chefe do executivo municipal complementou, dizendo que não tinha dúvidas de que tudo vivenciado por esses jovens no ambiente profissional será de grande valia na sequência de suas vidas: “Essa é mais uma ação que demonstra o compromisso da Prefeitura em adotar políticas públicas voltadas a transformar a vida da população e não há nada mais transformador do que garantir um futuro melhor através do trabalho”, pontuou o prefeito.

Para o secretário da Semtas, Adjuto Dias, a otimização das ações do Sine Natal vai acelerar e melhorar a resposta aos usuários, contribuindo para inserir o maior número possível de trabalhadores no mundo do trabalho: “Para impulsionar a retomada econômica de Natal, nosso foco será preparar as pessoas para o mundo do trabalho e dar oportunidades para que elas alcancem sua empregabilidade. Esses jovens chegam nessa oportunidade de ocupação cheios de vontade e com sede para aprender. A Semtas tem uma gestão complexa e desafiadora, mas a satisfação em ver a efetivação de iniciativas dessa natureza que ajudam a mudar vidas supera qualquer dificuldade”, disse.