Ciclo Natal é retomado com sucesso pelas ruas do Centro Histórico

SEL

Um ano e cinco meses depois da última edição do Ciclo Natal (8 de março de 2020), uma nova edição do evento que mistura esporte com cultura voltou a atrair centenas de pessoas ao Centro Histórico da capital potiguar. A Prefeitura de Natal festejou o sucesso do encontro, realizado neste domingo (1), que também faz parte do processo de retomada devido à pandemia de Covid-19. A próxima data do passeio está agendada para 26 de setembro.

Coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer de Natal - SEL, e agora com parceria da Secretaria de Turismo - Setur, o Ciclo Natal é um aberto ao público. Neste domingo a concentração e saída aconteceram  na Praça 07 de Setembro, em frente ao Palácio Felipe Camarão, na Cidade Alta.

“Nossa ideia, junto com a Setur, é unir os ciclos. Antes tínhamos apenas o passeio, agora vamos juntar com o roteiro do turismo para termos sempre algo a mais. O próximo, por exemplo, será o Roteiro dos Parques. Ou seja, vamos saber como surgiu, por exemplo, o Parque da Cidade. A ideia é que tenhamos sempre um guia explicando tudo para os participantes”, comentou Jódia Menezes, secretária da SEL.

A intenção da Prefeitura de Natal é realizar o Ciclo ao menos uma vez por mês. “Nosso planejamento inicial é para que tenhamos ao menos um evento por mês, mas não obrigatoriamente. Dependemos sempre de alguns fatores”, disse.

O percurso de quase 11 km foi feito passando por pontos do Centro Histórico de Natal, como a Igreja do Galo, a Capitania das Artes, o Beco da Lama e o Teatro Alberto Maranhão, entre outras igrejas, museus e espaços culturais da cidade. Para a segurança dos participantes, todo roteiro foi acompanhado por batedores da STTU e foi exigido o uso de máscara durante a ação.

A presença do público refletiu nas redes sociais da Prefeitura. Muitos participantes, a grande maioria famílias inteiras, fizeram questão de postar sua participação e optaram por marcar @natalprefeitura. “Nossa intenção é reunir as famílias. Vimos muitos pais com crianças e queremos isso. O ciclismo que é um esporte outdoor cresceu muito em meio à pandemia, pois as academias estavam fechadas. Além disso, todos pedalam em grupos e esses grupos se juntaram para ir ao Ciclo Natal. Esperamos juntar cada vez mais grupos e famílias”, explicou a secretária.

O Ciclo Natal é realizado pela Prefeitura do Natal através das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer (SEL) e de Mobilidade Urbana (STTU) e tem o apoio da Bike Aventura.