Campanha Vacina Solidária chega a mais de 15 toneladas de alimentos arrecadados

Semtas

Lançada no dia 5 de abril, a  campanha “Vacina Solidária" já arrecadou mais de 15 toneladas de alimentos não perecíveis em Natal. A campanha desenvolvida pela Prefeitura, tem por objetivo reforçar o acolhimento às famílias em vulnerabilidade que residem no município. Em três meses, já foram arrecadados 15.000 quilos de alimentos pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os pontos de coleta funcionam nos locais de vacinação contra a Covid-19.

A ‘Vacina Solidária’ é mais uma forma que a gestão encontrou para auxiliar a população neste momento de pandemia. A iniciativa aproveita a necessidade de deslocamento da população até um ponto de imunização contra a Covid-19 em benefício de todos. “Os locais são identificados e contam com o trabalho de voluntários na confecção destes desses kits de alimentos não perecíveis. Além disso, nos drives instalados em Natal, onde a vacina é aplicada com o munícipe dentro do carro, não há a necessidade de descer do veículo para fazer a doação”, detalhou o prefeito Álvaro Dias.

“Estamos chegando ao quarto mês de ação e muito felizes com o apoio de toda a cidade. No entanto, é preciso reforçar a necessidade da consistência das doações. Há muitas pessoas que, neste momento, enfrentam dificuldades e precisam da nossa ajuda. Não importa a quantidade, toda colaboração é bem-vinda e, certamente, fará a diferença na mesa destas famílias”, destacou o secretário da Semtas, Adjuto Dias.

A campanha pede que as pessoas que forem se vacinar contribuam com doação de um quilo de alimento não perecível. Esses alimentos serão organizados em cestas básicas e distribuídos para a população vulnerável do município. A arrecadação está sendo feita nos postos de vacinação contra a Covid-19, coordenados pela Prefeitura de Natal. Os drivers funcionam no Via Direta, no Sesi da Avenida Capitão-mor Gouveia, no Palácio dos Esportes e no Ginásio Nélio Dias, além das 35 Unidades Básicas de Saúde.

Cadastro único

Essas doações estão sendo distribuídas pela Semtas através do Cadastro Único, que garantirá que as pessoas a serem beneficiadas sejam as que preenchem todos os requisitos de política de assistência social. “São aquelas que realmente necessitam. Contamos com todos e vamos juntos enfrentar esse momento de dificuldade", completou o secretário, fazendo um apelo à população. Importante ressaltar que a coleta dos alimentos ocorrerá enquanto durar a vacinação da população de Natal.