Encontro regional apresenta dados de Natal no Ranking Connected Smart Cities e Mobility


Encontro regional apresenta dados de Natal no Ranking Connected Smart Cities e Mobility
Arte/STTU

Dia 27, próxima terça-feira, é a vez de Natal receber o encontro regional do Connected Smart Cities & Mobility. A capital do Rio Grande do Norte faz parte da agenda de pré-eventos regionais, que acontecem desde fevereiro, para que governo, entidades, e empresários possam debater ideias e pensar projetos no contexto das Smart Cities.
 
O Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta - Conexões com Propósito, tem o objetivo de discutir iniciativas de smart cities, no contexto nacional e, também, regional. Desta vez, a contextualização será sob a ótica da realidade natalense. Os encontros regionais fazem parte da agenda de eventos de 2021, contemplando as 27 capitais do país.
 
A iniciativa reúne especialistas em smart cities e acontece ao vivo, em formato virtual. É necessária a inscrição prévia pela plataforma https://evento.connectedsmartcities.com.br. O inscrito recebe o link de acesso por e-mail. A pauta principal é apresentar o Plano de Desenvolvimento de Cidades Inteligentes para Natal, tomando por base os dados registrados no Ranking Connected Smart Cities de 2020.
 
Conforme o estudo, Natal ficou na 75a. posição geral do Ranking. A cidade é a 6ª posicionada no recorte da Região Nordeste e a 27ª colocada entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.
A cidade de Natal subiu 2 posições no recorte de TECNOLOGIA E INOVAÇÃO do Ranking Connected Smart Cities e ocupa hoje a 15ª posição. Dentre os destaques da cidade, está a infraestrutura tecnológica oferecida a empresas e população. São quase 56% das conexões de banda larga, com velocidade superior a 34 mb.
 
“Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para as cidades e a mobilidade urbana alcancem mais municípios. Para tanto, contamos com o envolvimento dos vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.
 
Natal no Ranking Connected Smart Cities
 
As discussões dos encontros regionais focam 11 eixos temáticos, que devem avaliar a mobilidade, o urbanismo, o meio ambiente, a educação, a saúde, a segurança, a energia, o empreendedorismo, a tecnologia e inovação, a governança e a economia, priorizando sempre a realidade local.
 
Além dos resultados gerais, o Ranking Connected Smart Cities & Mobility traz análises dos eixos temáticos, permitindo uma visão regional do Brasil, considerando o porte de municípios com mais de 500 mil habitantes. Outro eixo que Natal se destaca é o EMPREENDEDORISMO, onde a cidade ficou na 14ª posição no Ranking Connected Smart Cities; 2ª colocada na região Nordeste e a 12º colocada entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.
 
Para Willian Rigon, diretor da Urban Systems, e responsável pelo Ranking Connected Smart Cities, “a cidade de Natal precisa voltar a figurar entre as 100 melhores em outros recortes da pesquisa, como economia, meio ambiente, educação, saúde e segurança. Investimento em educação básica é projeto a médio e longo prazo, que vai permitir colher frutos no empreendedorismo, na inovação e no desenvolvimento econômico da cidade”, afirma.
 
Palestrantes Encontro Regional
Para palestrar neste encontro regional, estão confirmadas as presenças de Newton Filho, Diretor de Planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Natal; Alan Victor, Jornalista e Fundador da Rádio 156 Natal; Hélio Falcão Sales, Gestor do Programa Directa da Prefeitura de Natal; Eudja Mafaldo, Secretária Adjunta de Informação, Planejamento Urbanístico e Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal; Marcos Alexandre Oliveira Araújo, Secretário Adjunto de Comunicação Social da Prefeitura de Natal; Pedro Palhares, Country Manager da Moovit; Fabricio Costa, Executivo de Vendas da Signify; Vitor Raydan Diab, Area Manager (Central) da Rain Bird; Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility e Willian Rigon, Diretor e Sócio da Urban Systems Brazil.
 
A programação completa, inscrições e mais informações estão disponíveis em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais
 
Serviço:
 
Encontro Regional Natal do Connected Smart Cities & Mobility 2021
Data: 27/07
Horário: 09h00 (horário de Brasília)

Realização: Necta - Conexões com Propósito (www.nectainova.com.br)
Co-realizador: Urban Systems Brazil (https://www.urbansystems.com.br)
 
Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2020 estão disponíveis em: http://conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389