Semdes contribui na formação de guardas para atuar na Patrulha Maria da Penha

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) contribuiu nessa terça-feira (20), na qualificação dos guardas municipais de Ceará-Mirim que irão compor a Patrulha Maria da Penha daquele município. A função da Semdes na qualificação foi apresentar a experiência exitosa na criação, formação e operacionalização da Patrulha implantada na capital potiguar, no ano passado.

Na ocasião, foram ministradas três palestras que ficaram sob a competência da secretária da Semdes, Sheila Freitas, da professora Udymar Pessoa, e da coordenadora da Patrulha Maria da Penha em Natal, GM Michelly Oliveira. A capacitação está sendo coordenada pelo Ministério Público do RN.

Na apresentação conduzida pela secretária Sheila Freitas foi apresentada a importância da Guarda Municipal do Natal (GMN) e da Patrulha Maria da Penha. Mostrado os desafios enfrentados na implantação e operacionalização do trabalho, como também os resultados positivos alcançados pela ação que age com o objetivo de proteger mulheres em situação de violência doméstica e familiar com medidas protetivas de urgência.

“Alcançamos a marca de 70 mulheres protegidas, assistidas e acompanhada pela Patrulha Maria da Penha de Natal. São 70 vidas preservadas no primeiro ano de operação, contribuindo efetivamente para que Natal alcançasse a marca de zero feminicídio em 2020. Muito foi feito e queremos avançar ainda mais com esse trabalho que preserva vidas”, ressaltou a secretária Sheila Freitas.

Um ponto importante foram os relatos sobre o plano de operação da Patrulha Maria da Penha em Natal onde foram abordados diversas situações encontradas e enfrentadas pelas equipes operacionais da GMN, o trabalho próximo de cada mulher vítima de violência, as formas de aproximação e de construir confiança dando o suporte, o amparo e a sensação de segurança. “Os Anjos da Guarda é como somos chamados, pois não medimos esforços para proteger e travamos verdadeiras batalhas pelos direitos dessas mulheres”, cementou a coordenadora da Patrulha, Michelly Oliveira.

A contribuição da Semdes na formação da Patrulha Maria da Penha em Ceará-Mirim é mais um passo para o fortalecimento da rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica. As palestras foram realizadas na Câmara Municipal da cidade e contou com as presenças do secretário de Segurança Pública de Ceará-Mirim, Carlos Paiva, e da promotora Erika Canuto, além dos integrantes da GMCM que vão atuar na Patrulha Maria da Penha daquela cidade.