Natal atinge mais de meio milhão de doses aplicadas contra Covid

Alex Régis/Secom

“Hoje é um dia histórico!”. Assim reagiu o prefeito Álvaro Dias ao receber os dados relativos à vacinação contra a Covid-19 e confirmar que Natal ultrapassou a marca de meio milhão de doses aplicadas (502.748).

“Atingimos a marca de meio milhão de doses aplicadas da vacina contra a Covid em Natal. Também reduzimos a faixa etária para 39+. Reduzimos 20 anos em apenas um mês e seguiremos avançando. Aqui tem trabalho que faz a diferença. Vamos vencer!”, escreveu Álvaro Dias em uma rede social.

O processo de imunização da população de Natal está avançando com rapidez. De acordo com o “Vacinômetro”, que indica o número de aplicações, nos últimos dias a média diária de vacinas tem superado a marca de oito mil. Entre o dia 10 de junho e 7 de julho, ou seja, menos de 30 dias, foram aplicadas mais de 107 mil doses.

Nesta quinta-feira (8), Natal está vacinando o público sem comorbidades 39+, continua a vacinação com a primeira dose dos grupos prioritários das pessoas a partir de 18 anos com comorbidades; trabalhadores industriais a partir dos 31 anos; grávidas e puérperas; os profissionais que atuam na educação do ensino fundamental I e II de escolas públicas e privadas de Natal. Na quarta-feira (7) foram incluídos os caminhoneiros entre as prioridades. Pela manhã o “vacinômetro” estava registrando fila moderada em todos os drives-thrus, com exceção do localizado no Sesi Clube.

O prefeito Álvaro Dias insiste para que a população fique atenta à sua faixa etária e compareça aos locais de vacinação. “Todas as pesquisas mostram que à medida que a vacinação avança os números de interação e mortes caem. Todos queremos preservar as vidas de quem amamos. Além disso, para tudo voltar ao normal é preciso que a imunização avance. Por isso estamos com uma grande estrutura montada em toda a cidade e quando recebemos as vacinas elas são aplicadas com muita velocidade”, explicou.

O secretário de saúde de Natal, George Antunes confirma que o número de vacinados está impactando positivamente nos dados referentes a internações. “Com o avanço da vacinação, começamos a sentir o efeito nos índices de desospitalização na nossa Rede de Hospital Covid”, disse. Hoje, por exemplo, são 30 pacientes internados em leitos de enfermaria somados ao Hospital de Campanha Natal Sul, e 35 pacientes em leitos de UTI, somando o Hospital Municipal e Campanha, e as UPAs não possuem neste momento nenhum paciente aguardando leitos, segundo o secretário.

“Então pedimos à população que vá tomar a segunda dose da vacina, não podemos baixar a guarda e que fiquem atentos à faixa etária de vacinação e vão se vacinar. A Covid mata e o remédio é a vacina”, disse o Secretário.