Prefeito assina ordem de serviço para modernizar calçadas nas quatro regiões de Natal

Alex Régis/Secom

O prefeito Álvaro Dias assinou nesta terça-feira (06) a ordem de serviço para início das obras de recuperação e modernização dos espaços públicos, com implantação de rotas de deslocamento para os pedestres em diversos bairros de Natal.  Serão investidos mais de R$ 29 milhões, em 70 quilômetros de calçadas, garantindo acessibilidade e segurança para as pessoas.

“Estamos iniciando esta obra dentro da nossa filosofia de trabalho de modernizar e tornar Natal uma cidade planejada, bonita e agradável para os natalenses e os turistas. Estamos empenhados com todas as ações que melhoram a qualidade de vida das pessoas. A revitalização do Beco da Lama, a reestruturação do Espaço Cultural Ruy Pereira, a reforma de praças e obras de infraestrutura por toda a cidade são exemplos do esforço de todos e da cidade em que sonhamos. Seremos referência para outros estados”, garante o prefeito Álvaro Dias.

A Prefeitura do Natal selecionou a Avenida Amintas Barros como projeto piloto para o início da obra para que possa ser avaliado o impacto na cidade e servir de modelo para as demais ruas. “A Avenida Amintas Barros foi escolhida por ser uma rua larga. As obras deverão iniciar daqui a dois meses. As ruas serão caracterizadas por zonas, onde cada zona terá sua cor de identificação e esse padrão vai ser estendido aos ônibus, placas de ruas e logradouros, levando melhoria na qualidade de vida dos moradores e no tráfego de pessoas”, afirma Carlson Gomes, secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura.

Para o vereador Aldo Clemente, presidente da comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Habitação da Câmara Municipal de Natal, esta obra representa um avanço na mobilidade urbana e no planejamento urbano. “Além de embelezar, esta obra das calçadas possibilitará o passeios das pessoas, inclusive da inclusão de pessoas em cadeira de rodas ou deficiência visual. A gestão do prefeito Álvaro Dias ficará na história. Jamais será esquecida, porque as obras estão impactando positivamente a vida das pessoas”, ressalta.

A construção, reforma e estruturação de 70km de calçadas está de acordo com a norma que prevê o Plano Diretor de Natal, que deve ser elaborado com um projeto de rotas acessíveis, com intervenções nos passeios públicos para garantir acessibilidade às pessoas e entre estas medidas estão calçadas com rampa e sem desnível. Esta obra será executada pela construtora Ramalho Moreira, com prazo de 18 meses para entrega.

“A gestão do prefeito Álvaro Dias está abrindo pontes quando investe na qualidade de vida das pessoas. Estamos diante de uma cidade turística que só cresce”, afirma a vereadora Nina Souza, também presente ao ato de assinatura da ordem de serviço.