Prefeitura confirma apoio a “Sideral”, primeira produção local a concorrer no Festival de Cannes


Prefeitura confirma apoio a “Sideral”, primeira produção local a concorrer no Festival de Cannes
Joana Lima/Secom

Com direito a falas emocionadas de realizadores do cinema local e uma história divertida contada pelo prefeito Álvaro Dias, que remete ao filme Meia-Noite em Paris, o chefe do executivo municipal conversou na tarde desta quinta-feira (24), com parte da equipe de produção do filme “Sideral”, do diretor Carlos Segundo, primeira realização cinematográfica do Rio Grande do Norte a concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França. 

O filme tem cenas rodadas em Natal, elenco e equipes natalenses. É um dos dois únicos representantes brasileiros na competição oficial do mais importante festival de cinema do mundo. O Festival de Cannes acontece entre os dias 6 e 17 de julho, no Palais des Festival. A reunião contou com a presença também do secretário Dácio Galvão, da Secult/Funcarte, das vereadoras Nina de Souza (PDT) e Brisa Brachi (PT), de atores e produtores do filme e dos secretários municipais Yara Costa e Johan Xavier. 

Álvaro Dias destacou o momento histórico de estar presenciando a conquista de um filme potiguar indicado ao Festival de Cannes, uma das maiores vitrines do cinema mundial. “Merece todos os nossos aplausos e o incentivo da gestão. Este é um acontecimento muito importante para a nossa cultura e a Prefeitura faz sua parte apoiando”, disse. O Prefeito confirmou o repasse imediato de R $40 mil para complementar a estada dos quatro convidados da equipe de produção na França. A equipe terá de passar 10 dias a mais no país, devido ao período de quarentena exigido pela produção do festival. 

Pedro Fiuza, diretor da produtora Casa da Praia Filmes, disse que a indicação do filme à Palma de Ouro como uma chance de refletir sobre a importância do investimento em arte e cultura. “Considero um dia histórico porque em 74 anos de Festival de Cannes nós estamos pela primeira vez. Como parte da classe, a gente espera que Sideral não seja só um rodapé e sim o ponto de partida”, disse. 

O ator Matheus Cardoso lembrou que outros filmes locais já foram premiados em festival e “Fendas”, do mesmo diretor de “Sideral”, vai estrear nos cinemas franceses. A documentarista Dênia Cruz falou da importância dos editais do Cine Natal para alavancar as produções de curta-metragens e pediu que a “Prefeitura de Natal siga investindo como forma de tornar uma política pública do município”. O produtor Athos Muniz acrescentou que o “Cinema Brasileiro já é o terceiro setor que mais movimenta a economia, pela ampla gama de setores que abarca”. Por fim, emocionado, o ator Robson Medeiros contou que veio para Natal de Janduís atrás do sonho. “Natal é o lugar que me fez ator”. 

O gestor também recebeu das mãos do produtor Pedro Fiúza um documento assinado pelo segmento contendo sugestões para incentivar o setor do audiovisual potiguar, lembrando que o Município é também responsável pela relevância que o cinema potiguar vem conquistando nos últimos tempos, através de sua política cultural dos editais do Cine Natal, que permitiu, em anos anteriores, o patrocínio de dezenas de produções em curta-metragem e um convênio com a Ancine (Agência Nacional de Cinema).

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389