Portal Natal Vacina é atualizado e ganha novas funcionalidades

Alex Régis/Secom

A plataforma www.vacina.natal.rn.gov.br cumpre a sua funcionalidade e tem sido uma grande aliada do natalense que busca a imunização contra a Covid-19 ou a Influenza. Para facilitar ainda mais a vida dos cidadãos, a ferramenta tem passado por constantes atualizações. Uma calculadora virtual foi disponibilizada e através dela as pessoas ficam sabendo qual o tempo correto para tomar a segunda dose relativa ao tipo de imunizante que tomou, se foi o da Pfizer, Astrazeneca/Osford/Fiocruz ou Coronavac. Até o momento, já foram registrados 401 mil acessos, sendo 121 mil usuários diferentes.

Além do mecanismo da calculadora, o site traz ainda informações sobre quais grupos populacionais podem se vacinar; os locais onde estão sendo aplicadas as vacinas; a documentação necessária para apresentar no momento da vacinação; os números telefônicos dos respectivos distritos sanitários para agendamento de quem ainda não tomou a segunda dose da Coronavac; listas de comorbidades inseridas no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19; e diversos outros elementos.

“Essa é uma ferramenta fácil, democrática e muito informativa. Estamos muito satisfeitos com a aceitação do público. A gestão tem buscado implementar alternativas no desenvolvimento de ferramentas digitais em todas as suas áreas para facilitar ao máximo o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pelo poder público municipal”, disse o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Disponibilizado desde o início da operação do endereço eletrônico, o serviço informando sobre como está o movimento nos drives de vacinação tem ajudado muito aos cidadãos. Ao alcance de um clique, o usuário sabe em qual ponto do sistema de drive-thru poderá ser atendido de forma mais segura e rápida, verificando se não há fila, ou se as filas estão moderadas ou intensas. Caso a aplicação no local tenha sido concluída, o aviso será de “fila encerrada''. O portal conta também com o Vacinômetro, trazendo o número de doses aplicadas até o momento, bem como o total de alimentos arrecadados pela campanha Vacina Solidária. Até o momento, 410.923 doses foram aplicadas e mais de 12,4 toneladas de alimentos foram arrecadadas.

O sistema é simples e é atualizado de hora em hora. Estão listados no site os seis pontos de vacinação no sistema drive-thru (shopping Via Direta, ginásio Nélio Dias para Covid e Influenza, Palácio dos Esportes, sede da OAB/RN, UnP Roberto Freire, Sesi ) e os seis pontos onde há aplicação para os pedestres (shopping Via Direta, Nélio Dias, sede da OAB/RN, Sesi e UnP Roberto Freire).

A plataforma digital foi desenvolvida pelo setor de tecnologia da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e está disponível desde 9 de abril. Foi criado com o objetivo de reduzir o tempo de espera nos pontos de vacinação contra Covid-19, mas, passados quase dois meses, ganhou outras utilidades.