Guarda Municipal ministra treinamento de manejo de fauna silvestre durante evento em Jandaíra


Guarda Municipal ministra treinamento de manejo de fauna silvestre durante evento em Jandaíra
Semdes

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) ministraram palestra e treinamento sobre manejo de fauna silvestre em evento direcionado ao meio ambiente, realizado na obra do complexo eólico do município de Jandaíra, distante 105 km da capital. O encontro reuniu técnicos da área ambiental e as palestras foram ministradas por integrantes da empresa CRN-Bio, Companhia Independente de Policiamento Ambiental da PM, Idema e outros órgãos.


A palestra e treinamento foram ministrados pelo guarda municipal A. Pereira teve como tema “Toda Vida Importa”. Foi tratado o contexto do ser humano inserido no meio ambiente, diretrizes ambientais previstas na Constituição Federal de 1988, a relação do homem e as outras espécies com olhar para a domesticação, criação por necessidade, comércio e lazer envolvendo animais.


O momento contou ainda com um estudo de “caso-contrário”, como processo de conscientização para abandonar a criação de aves em gaiolas. Nessa situação foi trabalhada a experiência da GMN em ações de proteção à fauna realizadas em feiras livres. “Além disso, num segundo momento, fizemos outra palestra expondo o trabalho do Grupamento Ambiental da GMN e suas ações pela vida, resgates de animais silvestres e demos uma instrução sobre captura e soltura de fauna silvestre, com aula prática utilizando a soltura de uma iguana verde”, informou o guarda municipal Pereira.


Na parte prática, os guardas municipais tiveram a oportunidade de alertar sobre as técnicas de resgates de alguns tipos de animais silvestres, apontando para os procedimentos necessários para a captura e soltura sem agredir ou ferir a fauna. O trabalho foi ministrado pelo guarda municipal Pereira, que há 13 anos atua nesses procedimentos dentro do Grupamento Ambiental da Guarda e contou com a participação do também guarda municipal Crisanto, agente operacional com larga experiência em ações ambientais.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389