SMS Natal qualifica atendimento do Centro Covid Palácio dos Esportes

Arte/SMS

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde, transforma o Centro de Atendimento à Covid-19 do Palácio dos Esportes num Centro Avançado de Atendimento à Covid-19 a partir desta segunda-feira (07). O funcionamento acontecerá, exclusivamente neste primeiro dia, no turno vespertino; o horário de atendimento será de segunda a sexta das 08h às 16h.

A estrutura é um modelo pioneiro de tratamento à doença semelhante a um "Hospital Dia", com capacidade inicial de 25 pacientes - podendo atender em breve até 50 pessoas, destinada a receber usuários acometidos pelo novo coronavírus em fase inflamatória. As pessoas devem comparecer exclusivamente após encaminhamento médico através de unidades básicas de saúde (UBS), unidades de pronto atendimento (UPA) ou centros de atendimento Cemure ou Nélio Dias.

O Centro Avançado de Tratamento à Covid vai atender a população da capital com diagnóstico já confirmado de infecção pelo Coronavírus, por volta do 5º dia de sintomas, com objetivo de atuar de forma precoce na fase inflamatória da doença, reduzir a demanda de pacientes com perfil ambulatorial nas UPA's e reduzir o risco de agravamento desse paciente.

Os usuários devem comparecer portando formulário de referência, RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência de Natal. Durante esse atendimento, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem avaliam a evolução do caso clínico e podem definir a necessidade de medicação injetável e exames complementares realizados no próprio local.

"A nova unidade de enfrentamento está equipada com equipe qualificada, médicos e 50 boxes com suporte para soro em formato semi-leitos. Dessa forma a gente vai conseguir assistir os pacientes de pequena e média gravidade, evitando que os casos evoluam para a forma mais grave da doença. As pessoas vêm, tomam a medicação indicada pelo médico, ficam em observação durante o período necessário e em seguida são liberadas com todas as orientações e medidas para evitar a propagação do vírus. Além disso, podem passar por coleta de exames sanguíneos, quando necessário, dando maior segurança na tomada de decisão médica", afirma o Prefeito de Natal, Álvaro Dias.

"Vamos integrar mais uma estratégia de manejo clínico na linha de cuidado da Covid-19. Esses pacientes podem vir de alguma unidade básica de saúde (UBS) ou ainda das unidades de pronto atendimento (UPA). O mais imprescindível é que sejam pacientes com diagnóstico de Covid-19 e que tenham encaminhamento de um médico. Durante o atendimento no centro avançado, os usuários poderão retornar no dia seguinte, de acordo com avaliação médica ou até mesmo ser encaminhado para outro serviço de maior complexidade dentro da rede municipal, de forma segura e com a brevidade que cada caso exige", aponta o Secretário Municipal de Saúde George Antunes.