Guarda Municipal chega aos 30 anos mais forte, equipada e presente na segurança de Natal

Semdes

A Guarda Municipal do Natal (GMN) comemora nesta sexta-feira (04), 30 anos de serviços prestados na área de prevenção e promoção da segurança pública na capital potiguar. Criada no ano de 1991 pela lei municipal 4.000, a corporação tem como missão a vigilância dos bens, serviços e instalações municipais e a colaboração com a segurança pública, preservação da vida, do patrimônio público, histórico e ambiental.

Com a demanda ampliada pela lei federal 13.022/2014, a GMN dimensionou seus serviços de patrulhamento e ronda ostensiva ampliando a atuação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Grupamento de Ação Ambiental (Gaam) e do Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa), além de criar pelotões específicos como a Ronda de Proteção Escolar (Rope), a Ronda Saúde (RondaS) e Ronda de Proteção Ambiental (Ropam), que agem na segurança preventiva das escolas municipais, das unidades de saúde e nas áreas de reserva ambiental pertencentes ao município.

Melhorias
A GMN deu um salto na atuação durante os dois últimos anos com investimentos da Prefeitura que viabilizaram a aquisição de novas motocicletas de patrulhamento, novas viaturas operacionais, aquisição de armamento letal, armamento menos que letal, munição, coletes balístico, rádios digitais portáteis de comunicação, construção da Base Regional do Alecrim, cursos de qualificação profissional, entre outros.

Os guardas municipais também tiveram avanço significativo direcionado à valorização profissional e as condições salariais com a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da corporação. Sonho de quase 30 anos atendido pelo prefeito Álvaro Dias. Os projetos de segurança preventiva direcionados a crianças e adolescentes e operados pela GMN, como o Programa Semente Cidadã e o Agente Mirim Ambiental de Natal, também contaram com investimentos de equipamentos e fardamentos nesses últimos anos, além de manter o atendimento das crianças durante esse período de pandemia, distribuindo mensalmente cestas de alimentos aos atendidos nesses programas.

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), Sheila Freitas, emitiu nota parabenizando a corporação e seus integrantes. A secretária ressaltou a importância da instituição como garantidora das ações realizadas pela Prefeitura do Natal e como um braço forte na promoção de ações preventivas e de combate à criminalidade na capital. “A Guarda Municipal se mostra a cada dia mais importante para Natal. Esse braço da segurança pública se faz presente em quase tudo que a Prefeitura faz. Ela está na saúde, na educação, no meio ambiente, nas medidas de fiscalização e no patrulhamento diário de nossas ruas contribuindo com a segurança do cidadão. A Guarda merece nosso respeito e o respeito do povo de Natal”, exaltou.

O comandante da GMN, Alberfran Câmara, explicou que em 30 anos de serviços prestados à população de Natal a Guarda sempre cumpriu seu dever com intensidade e responsabilidade. “Nosso efetivo não se prende a dificuldades para cumprir sua missão. Todas as vezes que somos chamados a qualquer desafio nós estamos lá e fazemos. Tenho orgulho da instituição azul-marinho, de pertencer e contribuir todos os dias, junto com todos os guardas, pelo engrandecimento da corporação e cumprimento de nossa missão social”, comentou.

A GMN também conta com atuação permanente no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), que reúne as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, Itep, Defesa Civil e outras.