Webinar discute o avanço tecnológico na promoção da sustentabilidade


Webinar discute o avanço tecnológico na promoção da sustentabilidade
Semurb

Para preservar é preciso usar a inovação. Este ano, o tema da Semana do Meio Ambiente (Sema) realizada pela Prefeitura de Natal trouxe para o debate como a ciência e tecnologia podem estar a favor do meio ambiente e da sustentabilidade. E na noite dessa terça-feira (02), o webinar central do evento, todo voltado para o formato virtual, convidou especialistas para tratar da questão que é tão importante nos dias atuais, já que a ciência e tecnologia atuam para criar alternativas eficientes, capazes de sustentar o planeta futuramente.

O secretário  de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, foi o mediador do webinar que contou também com a participação do coordenador do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais (PPgUSRN) e do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Instituto Federal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), professor Jean Tavares. E o professor do departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas da UFRN, Cláudio Moisés. Já Mesquita é graduado em Ecologia e mestre em Bioecologia Aquática também pela UFRN e em Tecnologia em Meio Ambiente pelo IFRN.

"Sabemos que o mundo tem desenvolvido a passos largos inovações tecnológicas que tem sido importantes e transformadoras nos aspectos socioeconômicos. Mas também a questão ambiental tem conseguido vincular esse avanço tecnológico para promoção da sustentabilidade, que seria o avanço socioeconômico vinculado à preservação de recursos naturais, serviços ambientais indispensáveis para a qualidade de vida, bem-estar e segurança da população", disse Thiago Mesquita ao abrir o evento online.

O secretário ressaltou ainda que a ciência com seu grande legado é prova que essa inovação é fruto da pesquisa científica. E que enquanto gestor do Meio Ambiente tem procurado dotar a secretaria com essas transformações. "  " Estamos tentando dar na gestão pública que é inovar na tecnologia, ter segurança técnico científica com as questões ambientais", disse.

O cientista Cláudio Moisés, destacou que "esse é um tema de interesse coletivo dentro do município". E trouxe alguns temas na sua explanação que segundo ele interferem bastante nessa interação com o meio ambiente.  E usufruir de forma a produzir sem agredir o meio ambiente e como a ciência pode dialogar com isso.

A fome e agricultura, e como entender as condições do tempo e clima tem suas influências e o quanto isso envolve na vida das pessoas. A água potável, que afeta a segurança hídrica,  as energias limpas e acessíveis.  Entre os exemplos está um projeto desenvolvido pela Ufersa em Macaíba, na criação de caprinos sem desmatar e sem ampliar a área de pasto e absorvendo mais gás carbônico do que emitindo.

Além das pesquisas na geração de energia eólica, que é limpa e renovável, mas que precisa de projeções do clima no futuro para saber se esse potencial vai se manter de acordo com os níveis de consumo de energia. "Por isso a importância de criar os cenários de mudanças climáticas", disse Cláudio Moisés

Enquanto que o cientista Jean Tavares, relatou algumas tecnologias de esgotamento sanitário para expansão urbana com sustentabilidade, questões de moradia inclusive relacionadas a qualidade de habitação e a qualidade do ar.  E a importância da adoção de medidas para o controle e fiscalização da poluição atmosférica.

E ainda relatou os trabalhos de monitoramento da qualidade do ar em Natal por amostragem, ressaltando a importância da implantação desse trabalho na cidade pelos órgãos públicos, inclusive com a ajuda da população. "Deixo a reflexão que o nosso desafio  é trazer a ciência para mais próximo do cidadão de forma a combater as forças do negacionismo", finaliza.

Você pode conferir clicando no link
[https://www.youtube.com/watch?v=JWhwHA0Cexk]

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389