CMEI Professora Antônia Fernanda Jales lança E-book durante live

É fato que educar não é fácil, educar em tempos de pandemia é menos ainda. Esse foi, e ainda é, o grande desafio de muitos professores, incluindo os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Natal. Diante das dificuldades, a equipe do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Antônia Fernanda Jales, localizado no bairro Pitimbu, se reinventaram e lançaram um E-book chamado “Brincando e descobrindo vivências na quarentena”, que foi lançado durante uma live no YouTube, na noite da quinta-feira (27).

A live tinha como tema “Interações brincantes em tempo de pandemia” e além de possibilitar o lançamento do E-book, também ofertou a equipe composta por educadores infantis, gestores, assessores e estagiários, discutir sobre os desafios e as vivências durante esse período de pandemia. Orgulhosamente, cada um falou um pouco sobre como está sendo essa trajetória.

A gestora pedagógica, Danielle Queiroz, falou como foi o percurso do trabalho. “Estou aqui representando todas as crianças do nosso CMEI, todos os professores, estagiários, cada funcionário. Pensamos na criança como protagonista do próprio aprendizado e do nosso trabalho, tendo como referencial a BNCC. Pensando no contexto da pandemia, surgiram alguns questionamentos, que foram desvendados no nosso dia a dia, juntos. Pensamos em como estabelecer esses vínculos e manter essa relação com as crianças, como fazer as brincadeiras e atividades respeitando o espaço delas em casa, tivemos que nos reinventar e superar as nossas limitações”.

A estagiária Ana Luísa Barreto explicou como foi o processo de produção do E-book. “Para produzir o material nós apresentamos a proposta aos convidados, após isso, em várias reuniões, nós dialogamos e separamos as vivências, que foram escritas e organizadas, logo após, nós colocamos os recursos de acessibilidade como os interliks e esquemas de contraste”.

Já a assessora pedagógica do Setor de Educação Especial da SME, Tereza Cristina Bezerra, relatou que “venho trabalhando juntamente com as unidades de ensino, principalmente um grupo de CMEI, no qual o Fernanda Jales se encontra, em prol da inclusão das crianças com deficiência. É importante ressaltar o que vem antes da produção do E-book, que é um processo que envolve construção de novas concepções e desconstrução de antigas concepções, em torno do que é a diversidade, e do que significa ser criança com deficiência”.

Nove palestrantes participaram da live, sendo eles, a estagiária do CMEI, Ana Luísa Barreto, o professor Bruno Lima, a assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil, Cláudia Farache, as coordenadoras pedagógicas do CMEI, Cléa Alves e Joraida Freitas, a gestora pedagógica Danielle Queiroz, a professora do CMEI, Ingrid Alves, a educadora infantil Rubenilza Lopes e a assessora pedagógica do Setor de Educação Especial, Tereza Cristina Bezerra.