Conferência avança para fase final de votação da minuta do Plano Diretor

Foto: Divulgação/Semurb

Concluída com sucesso a segunda etapa da Conferência Final do Plano Diretor de Natal. Foram apresentadas 464 propostas pelos segmentos que participam da Conferência por meio de seus delegados eleitos e indicados. A terceira e última etapa será realizada também de forma virtual, nos dias 14 a 16 de junho, e destinada exclusivamente à votação destas proposições pelos 119 delegados.

Segundo o vice-presidente do Conselho da Cidade (Concidade), Albert Josuá Neto, mais uma etapa foi vencida. Nessa reta final do processo de revisão do Plano Diretor de Natal, 464 propostas foram enviadas pelos segmentos. "Vamos disponibilizá-las na página do PDN para que todos as conheçam. O momento agora é de sistematizá-las e inseri-las no sistema de votação", comentou Neto.

Neto ainda destaca a terceira etapa, que será a votação, também virtual. Ele explica que a partir do dia 07/06, para dar ao delegado melhor condição para exercer o seu voto, haverá uma capacitação para o uso do sistema de votação desenvolvido pela Prefeitura do Natal, inclusive com orientações no estilo "passo a passo". Essas orientações serão disponibilizadas via e-mail e redes sociais.

A votação será remota e sigilosa e, para acessar o sistema, cada delegado receberá um código pessoal e intransferível, o qual poderá ser usado quantas vezes forem necessárias para finalizar sua votação, observando o prazo-limite. A votação acontecerá das 8h do dia 14 até as 18h do dia 16 de junho de 2021, devendo o sistema emitir um comprovante de registro do voto. E emenda: "Agradecemos a participação de cada um de vocês nessa nossa luta para transformar Natal numa cidade ainda melhor".

O balanço de propostas feito pelo Concidade mostrou que das 464 propostas, 18 foram do segmento Acadêmicos, 45 dos Empresários, 36 dos Movimentos Populares, 58 das ONGs, 91 do Poder Público e 216 dos Trabalhadores.

A quarta e última etapa do processo de revisão do Plano Diretor acontecerá na Câmara Municipal de Natal, quando os vereadores irão debater e votar o projeto de lei. Para mais informações do processo de revisão, acompanhe o site do PDN no endereço planodiretor.natal.rn.gov.br ou pelo Instagram @planodiretornatal.