Prefeitura investe em obras de melhorias nas calçadas

Alex Régis/Secom

As calçadas do Natal estão passando por um processo de modernização. A Prefeitura do Natal tem investido para dotar os equipamentos de mais acessibilidade e melhorar a mobilidade de quem caminha pelas ruas da cidade. A readequação das calçadas da Avenida Rio Branco, na Cidade Alta, começou em abril e atingiu 10% de execução. A primeira quadra da intervenção está sendo concluída e vai da rua Apodi até as proximidades do Complexo Cultural Ruy Pereira. Essa obra conta com investimentos de R$ 950 mil e tem um prazo de 120 dias de execução.

“Temos adotado o conceito de priorizar os espaços públicos para os pedestres, uma prática adotada nas principais metrópoles mundiais. Dentro desse contexto, desde quando assumi a Prefeitura estamos implementando iniciativas que promovam uma integração maior do cidadão aos ambientes públicos como praças, calçadas e parques. São inúmeras intervenções desse tipo que irão colocar Natal na vanguarda em matéria de política urbana”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), as intervenções contemplam a ampliação das calçadas, com substituição do pavimento por placas de concreto, arborização, ciclovia e acessibilidade: “Nessa primeira quadra já concluímos toda a parte de revestimento, meio-fio, alocação dos espaços destinados para as vagas de pessoas com deficiência, rebaixamento e marcação das faixas de pedestres. Encontramos o padrão ideal da obra e acreditamos que os serviços vão acelerar nas próximas etapas”, disse o diretor do Departamento de Engenharia da STTU, Newton Filho.

Nessa reposição, estão sendo adotadas as placas pré-moldadas de concreto de alto desempenho, material utilizado no mundo inteiro, que garante o caminhar seguro para todos os pedestres. O projeto também inclui a colocação de mobiliário, como bancos e lixeiras, o replantio de árvores ao longo da avenida, assim como a instalação de ciclovias e de novas áreas de estacionamento para quem vai às compras ou ao trabalho.

O trabalho de melhorias nas calçadas está alcançando todas as regiões de Natal e já foi finalizado em trechos das avenidas Ayrton Senna e das Alagoas, Zona Sul. A STTU também está executando obras nas calçadas da avenida Florianópolis, Zona Norte e nas proximidades da praça Juscelino Kubitscheck, também na região.