Kit de Alimentação Escolar continua sendo distribuído na Rede Municipal de Ensino

Lili Gomes/SME

A Prefeitura do Natal continua nesta terça-feira (04) com o processo de entrega do Kit de Alimentação Escolar da Agricultura Familiar aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Ao todo, já foram contempladas 122 das 146 unidades escolares municipais, além de nove escolas filantrópicas conveniadas com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). A previsão de finalização é para o final da semana, beneficiando 59.602 alunos na capital potiguar.

O Centro Municipal de Educação Infantil Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo, localizado no conjunto Leningrado, bairro Planalto, seguiu todos os protocolos de biossegurança estabelecidos diante da crise sanitária e realizou a entrega em horários programados e divulgados aos familiares das crianças, reforçando o uso de máscaras e o distanciamento social durante toda esta terça-feira.

A diretora administrativa do CMEI, Liane Meyre da Silva Pereira, organizou a equipe de apoio com 14 profissionais, incluindo a gestão escolar, os funcionários da cozinha e portaria e o apoio da Ronda Ostensiva de Proteção Escolar (ROPE) da Guarda Municipal de Natal.  “A gratidão foi se compartilhando e esse é o momento de plenitude para o CMEI junto a essa comunidade que tanto precisa”, afirmou Liane Meyre. O CMEI Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo tem 285 crianças matriculadas.

A dona de casa Guiberlina Castro de França, mãe de Ana Flávia de França, Alisson de França e Anderson de França, comentou que os kits irão ajudar na manutenção alimentar dos filhos que estudam e moram no Leningrado, incluindo mais sete filhos estudantes de outras escolas da rede municipal. “Esse kit é muito importante para a nossa alimentação. Pela quantidade de filhos que eu tenho me ajuda muito e não tenho do que reclamar, só agradecer a Deus. Com saúde, minha família vai conseguir passar esse sufoco”, refletiu França.

A distribuição dos kits também acontece na Zona Leste da capital. Na Escola Municipal Santos Reis, os pais ou responsáveis dos 613 estudantes compareceram no horário marcado. “Elaboramos um cronograma de entrega e destinamos 30 minutos para cada turma, evitando aglomerações, já que a nossa escola possui muitos alunos e funciona nos três turnos”, contou a diretora pedagógica Leila Karla Teixeira. Doze funcionários foram envolvidos na distribuição dos gêneros alimentícios.

Levando dois kits verdes para casa, a dona de casa Paloma Morena Vieira de Oliveira, mãe dos estudantes da E. M. Santos Reis, Andressa Pamela Vieira de Souza (9º ano) e Carlos Magno Vieira de Oliveira (6º ano), disse que ficou ansiosa para receber os alimentos. “Vai ajudar bastante na alimentação dos meus filhos. Gostei do kit com frutas fortes, polpa de suco e batata doce”, elogiou a mãe. A família mora no bairro de Mãe Luiza.

A diretora pedagógica da Escola Municipal Henrique Castriciano, Cleiane Galvão de Lima, explicou que a distribuição dos kits foi organizada por turma e turno, seguindo horários específicos. “Estamos trabalhando com a participação de sete funcionários e dois gestores”, disse. A escola de Ensino Fundamental, situada no bairro das Rocas, possui 351 alunos matriculados.

Para a avó de Pedro Kauan da Silva, de nove anos, estudante da E. M. Henrique Castriciano, Maria do Socorro da Silva, o kit verde da agricultura familiar representa um complemento na nutrição do neto. “Vai ajudar bastante esses alimentos de qualidade”, disse Maria do Socorro.