Instituições doam 170 capacetes de ventilação mecânica à Prefeitura de Natal


Instituições doam 170 capacetes de ventilação mecânica à Prefeitura de Natal
Joana Lima/Secom

Proporcionar o atendimento precoce em casos de pacientes com Covid-19, evitando a necessidade de intubação. Com esse objetivo a Prefeitura de Natal lançou a Campanha “Uma Chance Para a Vida” visando o recebimento de doações de Capacetes de Ventilação Mecânica Não Invasiva. A mobilização deu resultados e, nesta terça-feira (4), a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte e outras instituições entregaram 170 equipamentos que serão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento - UPAs de Natal e nos Hospitais Municipais. 

 

A entrega das doações foi realizada no Palácio Felipe Camarão. O Prefeito Álvaro Dias recebeu secretários e empresários representados pela Fecomércio, na pessoa do presidente da entidade, Marcelo Queiroz. O prefeito agradeceu o ato e disse que a gestão mantém contatos frequentes com a iniciativa privada em busca de parcerias que tragam benefícios para a população da capital potiguar.

 

“A guerra contra o Coronavírus é dura. O vírus é mutante. Vencemos a primeira onda, mas ele voltou diferente e estamos nessa batalha. Não vamos parar e para isso contamos com todos. A iniciativa privada tem estado junto com a gente para salvar vidas. Essa é a nossa luta. Esse capacete salva vidas. Com ele podemos evitar a intubação de pacientes e isso é importante diante dos números de perdas que temos à partir da necessidade dessa intervenção”, explica Álvaro Dias.

 

A enfermeira Elizandra Trindade, coordenadora da rede de urgência e emergência de Natal esteve na cerimônia e disse ter ficado emocionada com a resposta da sociedade ao chamamento da Prefeitura para esta campanha. “Vocês não sabem o quanto isso é importante para os pacientes e para as equipes que estão há um ano nessa luta diária. Um paciente que a gente salva representa uma família. Além disso, o equipamento tem um efeito psicológico importante. Muitos chegam ao hospital temendo a intubação. O capacete mantém o paciente acordado, podendo ter uma alimentação líquida e manter uma comunicação. Isso é importante demais para eles”, explica.

 

O capacete é composto do capuz, que cobre toda a cabeça do paciente, feito de material transparente. Usados pelos em pacientes com quadro grave da Covid-19, os dispositivos têm a função de fazer uma ventilação contínua não invasiva. É uma forma de fazer com que o ar chegue ao paciente diferente da intubação, que necessita um tubo orotraqueal. Ao utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o capacete de ventilação assistida tem demonstrado grande eficiência no tratamento  de  pacientes acometidos pela Covid -19, com quadro clínicos moderados a grave, reduzindo em até 60% a necessidade de intubação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

 

Segundo a Secretária Executiva da Prefeitura de Natal, Danielle Mafra, que coordena a campanha “Uma Chance Para a Vida”, a utilização dos capacetes é capaz de reduzir a ocupação de leitos em UTI, por isso é tão importante sua utilização. “Nós conseguimos reduzir a ocupação e a fila por leitos, que tanto tem impactado nas medidas de combate à covid-19”, comentou.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz explica que a entidade “comprou” a ideia da Prefeitura logo de cara. “Após a visita da comissão do Município nos reunimos e já nos impusemos a meta de 100 equipamentos. Entramos em contato com todos e a solidariedade e receptividade foi maravilhosa. Procuramos sempre estar juntos com a gestão e agradecemos ao prefeito Álvaro Dias essa oportunidade por participar de algo tão importante para a população de Natal”, comemorou.

 

O Secretário de Saúde do Município, George Antunes exaltou a capacidade de mobilização do secretariado em torno das pautas da saúde e a determinação com que o prefeito tem conduzido o combate à covid-19 na capital potiguar. “Não são medidas isoladas determinadas pelo Prefeito Álvaro Dias. Ele montou uma verdadeira rede de proteção que inclui uma série de ações que estão salvando vidas, além de ajudar aos profissionais da área que precisam diariamente ter forças para recomeçar essa luta contra a doença”, comentou. Antunes citou a criação de leitos de UTI na cidade, a ampliação do atendimento nas Unidades Básicas, a criação do Hospital de Campanha e do Hospital da Zona Sul, além das intervenções em unidades de saúde da capital que passaram a receber pacientes covid.

 

O Prefeito Álvaro Dias encerrou o encontro afirmando que o trabalho de combate à segunda onda da pandemia não vai parar. “Estamos sempre em busca de recursos e de novas alternativas para salvar as vidas do nosso povo. O Hospital de Campanha está completando um ano e já foram mais de 1.600 vidas salvas. São pessoas que voltam para casa e para suas famílias”, concluiu.

 

As doações registradas pela Prefeitura até esta terça-feira:

Capacetes

5 – Doador Anônimo

12 – Secretários da Prefeitura de Natal

3 – Miranda Computação

2 – Madeireira Vale do Pará

2 – Superintendente e Gerentes de Agência do Banco do Nordeste

100 – Fecomércio

 

 Doadores 
Iwry Magnum Silva do Nascimento - Magnum Soluções
Diógenes Fernandes da Cunha - Multigiro Comércio
Premium Distribuidora
Tarcílio Vidal
Raniery Pimenta 
Fama Distribuidora
GJIMCHort/G J de Medeiros
Comercial Eloi Chaves LTDA
Cyro Cavalcanti
Casa Norte LTDA
José de Oliveira Cabral Filho
Evelyne A Ramos
Associação Redecon RN
José Ferreira Leite/Dist de Perf e Cosm Ferreira LTDA
Distribuidora de Alimentos Mar Vermelho
Disfarma Distribuidora
Estar Bem C A de Alimentos LTDA
Distribuidora de Alimentos Seridó
Sérgio Cirne/ Cirne Irmãos LTDA
Filgueira e Dourado LTDA
CDA Central de Distribuição Azevedo LTDA
Frioservice Transportes LTDA
Nordeste Potiguar Farmacêutica
Real Distribuição e Logística LTDA
Amaro Sales de Araújo/ Estrelão Comércio 
Eduardo Tavares Carvalho/RDF Produtos Hospitalares
Riograndense Distribuidora LTDA
Daltro Freire de Paiva
Marcelo Fernandes de Queiroz
José de Paiva Torres
Schiavo Durval Fernandes Alvares
Vicente de Paula Avelino Sobrinho
Arecom RN
Luiz Antônio Beserra da Lacerda
Rodrigo de Amorim Dantas
Sindilojas RN
Edson Matias de Souza
Sicoob RN
Venício Gama Pacheco
Sincovaga RN
D M Seridó LTDA
Lions Clube de Natal Centro 
Itamar Manso Maciel Júnior 
Sirecom RN
Eraldo Eudes
Afrânio Miranda
Assurn
Fecomércio

 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389