Secretaria de Educação troca experiência com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro


Secretaria de Educação troca experiência com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
SME

Com o propósito de trocar experiências entres entes públicos, a Secretaria Municipal de Educação de Natal participou na tarde desta segunda-feira (19), de uma reunião virtual com o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Carlos Alberto P. de Oliveira e o secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha. A SME foi representada pela secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano, e pela assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil, Valéria Credídio. 

Durante o encontro, o professor da UERJ conversou sobre a temática “Retorno às aulas - Experiências do Rio de Janeiro”. Carlos Alberto Pereira de Oliveira é mestre em Educação pela UFRJ, advogado, membro do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 da Cidade do Rio de Janeiro e conselheiro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Carlos Alberto compartilhou que é a favor da volta às aulas, desde que seguindo protocolos muito rígidos. “Sabemos que não é possível separar o binômio - saúde e educação - precisa andar junto para termos sucesso na retomada escolar. É importante fazer a ponte do Programa Saúde na Escola, com as escolas. No Rio de Janeiro, conseguimos que todas as escolas estejam vinculadas a uma equipe de saúde ou clínica da família. Ou seja, qualquer coisa que aconteça na escola, com o aluno ou profissional, imediatamente a equipe de saúde é comunicada e coloca o aluno de quarentena, realizam testes e buscam a situação dos familiares. Começam a fazer o trabalho de epidemiologia, segurança e saúde que a unidade de ensino irá necessitar”, explicou.        

Entre outros pontos, o representante da UERJ sugere que o retorno das aulas comece pela Educação Infantil, pois com novos estudos, se sabe que as crianças contaminam menos. Falou ainda de ações possíveis de serem realizadas, protocolos sanitários, o repensar dos espaços escolares, e a antecipação na etapa de vacinação do RJ. “Entrei no Comitê Científico para defender a retomada escolar”, frisou Carlos Alberto.    

O secretário do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, afirmou que a primeira meta foi a estruturação do plano de volta às aulas, que envolve ensino remoto e o retorno presencial com segurança, e em seguida, desenvolveram um protocolo sanitário rigoroso.  “Demos prioridade para o retorno com os mais novos. O retorno está acontecendo por fase, de forma gradual, e nas escolas que estão aptas para receberem os alunos. Essas escolas precisam cumprir o checklist de infraestrutura e de serviços essenciais restabelecidos. Foi um prazer essa troca de experiências com a equipe da educação de Natal”, disse.

A adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, pontuou o pensamento da SME-Natal. “Atualmente, concordamos com a ideia de voltar com as crianças menores. O trabalho que vivenciamos neste momento em relação ao retorno é o trabalho de checklist com as unidades de ensino, para sabermos quais escolas têm condições de voltar já, de voltar com ajustes e as que não têm condições de voltar agora. Também estamos realizando a distribuição de totens de álcool em gel, lavatórios, e material de higiene”, concluiu. Um novo encontro será marcado para continuar as discussões. 

A reunião online foi intermediada pela assessora pedagógica do DEI, Valéria Credídio, que atuou como intermediadora. Credídio ressalta que o professor Carlos Alberto é um dos responsáveis pela organização dos protocolos de retorno das atividades de ensino na cidade do Rio de Janeiro e que é importante o diálogo e a troca de experiência exitosa.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389