Comissão discute ações a serem implementadas na área da juventude

“Eu acredito é na rapaziada/ Que segue em frente e segura o rojão/ Eu ponho fé é na fé da moçada/ Que não foge da fera e enfrenta o leão.” Inspirada nos versos da canção “E vamos à luta”, do genial letrista brasileiro Gonzaguinha, a Prefeitura de Natal constituiu a Comissão Especial de Planejamento e Execução Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Governo (SMG).

Imbuída de discutir as ações a serem implementadas ainda neste ano na área da juventude, a Comissão foi instituída na última sexta-feira (16) após avaliar também as atividades e projetos que estarão no documento do Plano Plurianual 2022-2025 (PPA).

Capacitação profissional, fomento aos jovens empreendedores, formação de jovens lideranças, revitalização de praças e construção de um calendário de atividades culturais em espaços públicos são ações previstas na agenda que a Comissão de Juventude da Prefeitura de Natal pretende implementar nos próximos quatro anos.

A juventude corresponde a um terço da população natalense e tem seus direitos assegurados pela Lei nº 12.852/13, que institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude, considerando pessoas entre 15 e 29 anos de todo o país.

A comissão é composta por seis membros indicados pelo chefe do Poder Executivo,  Secretaria Municipal de Governo (SMG), Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Semidh) e Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

De acordo com o representante da Semtas, Saulo Spinelly, a comissão está executando o PPA vigente, como também construindo o PPA 2022-2025. “Nós estamos ouvindo a sociedade civil organizada sobre o tema e queremos aproximar os segmentos da gestão para construirmos, juntos, as políticas públicas de juventude. Outra atribuição da comissão é avaliar qual a secretaria que poderá receber a recriação do Departamento de Juventude. Paralelamente, temos um orçamento em caixa para a instalação de uma Estação Juventude e para a promoção de eventos voltados para o tema”, assinalou Saulo Spinelly.