Agenda Virtual reúne todos os gestores da Rede Municipal de Educação


Agenda Virtual reúne todos os gestores da Rede Municipal de Educação


Na tarde desta segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou uma reunião virtual com todos os gestores das 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal e contou com a presença de mais de 300 participantes, entre diretores pedagógicos e administrativo-financeiros e equipe técnica da SME. O encontro online aconteceu por meio da plataforma Google Meet. A abertura contou com a participação do professor Jailton Barbosa, que cantou o clássico “Onde estará o meu amor”, do paraibano Chico César.

A titular da SME, professora Cristina Diniz, reforçou a importância do encontro. “É a nossa primeira reunião online com a participação dos gestores (pedagógicos e administrativos). Teremos a oportunidade de abordar os assuntos pedagógicos, mas principalmente as questões administrativas da Rede. Esse encontro significa um momento de socialização e integração com o objetivo de manter os diretores atualizados em relação aos assuntos que envolvem a Secretaria de Educação”, disse.      

No primeiro ponto de pauta foram chamados os convidados integrantes do Sebrae/RN, Conceição Moreno, Jupira Carvalho e Everton Lucena, que apresentaram o Projeto Bio Prevenção, que acontece em parceria com o SESI, Undime e secretarias municipais de Educação. Conceição Moreno contou que o objetivo do programa é apoiar as escolas públicas para a retomada segura das aulas presenciais e melhoria do ambiente escolar, através de intervenções e orientações em boas práticas higiênico-sanitárias e cuidados para o combate à Covid-19.    

Para a professora Cristina Diniz, a parceria do Sebrae e SESI é de fundamental importância. “É um projeto que vai trazer uma contribuição social relevante. As nossas escolas e Cmeis passarão a ter o selo e certificado de segurança, e colocarão em prática medidas preventivas para assegurar tranquilidade aos pais, alunos, professores e funcionários”. A titular da SME abordou ainda alguns aspectos do “Protocolo de Retorno das Atividades Escolares”, a testagem dos professores e funcionários através de exame sorológico da Covid-19, e os avanços da tecnologia da informação na educação.  

Durante o encontro virtual, a nova secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, a professora Naire Jane Capistrano, foi apresentada aos gestores. “Respeito muito o papel do professor e a importância de um gestor, onde o interesse é a melhoria da educação e a aprendizagem das crianças. Vamos retornar às aulas presenciais quando tivermos as condições necessárias. É importante que o trabalho continue de forma colaborativa, no coletivo, com as atividades “não presencial”, pois existem critérios para o retorno. Vamos ter fé, esperança e trabalhar de forma amorosa com o outro, respeitando as diferenças. É um momento excepcional e singular que estamos vivendo, mas precisamos cuidar do outro, das crianças, famílias e professores”, declarou Naire Capistrano.

Também conversou com os gestores, o secretário adjunto de Gestão Escolar, Paulo Barra, sobre os assuntos que envolvem a pasta, como, a alimentação escolar, programa merenda em casa, aquisição dos itens da agricultura familiar, manutenção e reformas das unidades de ensino, e andamento da licitação dos serviços de dedetização, extintores de incêndio e hidrantes. Já o adjunto de Administração Geral, Alexandre Pinto Varela, esclareceu sobre a utilização dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a importância da prestação de contas das unidades de ensino, e a aquisição de equipamentos de biossegurança. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389