Professores de Artes participam de formação com pesquisadora da UFRN

Fotos: Adrovando Claro

Os professores de Artes que atuam na Rede Municipal de Ensino de Natal, participaram nesta segunda-feira (12), de mais uma formação continuada em dispositivo virtual para debaterem o tema “Poética em danças uma tecelagem entre corpo sensibilidade e arquitetura do espaço”, com a palestra da professora doutora Ana Cláudia Viana. O encontro online contou com a presença de 54 profissionais do magistério e contou ainda com a apresentação do quadro “Vossa Majestade a aula”, com a professora Ana Maria Rique, que leciona na Escola Municipal Professora Francisca de Oliveira. A formação foi coordenada pela equipe de assessoras pedagógicas de Artes da Secretaria Municipal de Educação.

A apresentação da experiência da aula da professora Ana Maria Rique foi com o tema "Diálogo entre o ensino e aprendizagem das artes visuais e do teatro uma experiência em turma do 9º ano de escolaridade", a partir do estudo com esculturas do artista Ron Mueck, que é um escultor hiper-realista que utiliza efeitos especiais e cinematográficos para criar obras de arte. As aulas tiveram como objetivos e habilidades, pesquisar e compreender os conceitos do hiper-realismo, da performance estátua viva, releituras da obra do artista tendo como suporte o corpo, e estimulando o aluno a desenvolver o processo de criação elaborando o próprio figurino e maquiagem. A docente experimentou uma atividade com possibilidades cênicas da estátua viva. A atividade prática fez com que os alunos posassem como estátuas na escola, tendo como base as fotos das esculturas do artista. "A pesquisa foi em forma de folder com desenhos, com colagens com o assunto sobre a escultura desde a pré-história, explorando mais o visual e mostrando cada época e a evolução, detalhes das estruturas, dos materiais usados até a arte contemporânea," explicou Ana Rique.

A doutora Ana Cláudia Viana do Grupo de Pesquisa Estesia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) elaborou uma atividade prática com os professores utilizando a dança de uma maneira performática através de artefatos como vendar os olhos, uma fruta, papel e lápis. Os professores participaram da atividade apreciando o espaço de cada um, as texturas, sentindo com as mãos, as sensações e a composição de um desenho cenográfico. A palestrante destacou ainda as experiências com a dança na educação. "Cada um de vocês fez com a sua própria maneira, a sua própria expressividade, que é a expressividade do corpo de cada um. De construir ritualidades refletidas no espelho, a expressão que eu sei do mundo. Esse estilo se constrói justamente nas relações comuns aos seres, pois somos estrelas intercorporais, aprendemos uns com outros," enfatizou Ana Claudia.