Prefeitura do Natal comemora aprovação de 154 alunos no IFRN


Prefeitura do Natal comemora aprovação de 154 alunos no IFRN


A Rede Municipal de Ensino de Natal festeja o resultado final do Exame de Seleção 2020, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a aprovação de 154 alunos. De um total de 30 escolas que oferecem o 9º ano do Ensino Fundamental, 27 obtiveram aprovação de estudantes, destacando que 39 alunos conquistaram o 1º lugar, 29 ficaram em 2º lugar e 17 em 3º lugar nos respectivos cursos que se inscreveram. Em 2019, a aprovação foi de 113 estudantes, representando um aumento de 37% na aprovação da Rede Municipal.       

Duas unidades de ensino ficaram empatadas em relação ao maior número de aprovados. Foram às Escolas Municipais Professor Luiz Maranhão Filho e 4º Centenário, que totalizaram 19 aprovações, em cada unidade. Na segunda colocação, com 16 aprovados, ficou a Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, e em 3º lugar com 13 aprovados, ficou a Escola Municipal Vereador José Sotero.   

Entre os aprovados está João Alves de Oliveira (17 anos), aluno concluinte da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho. João Alves é surdo e concorreu nas vagas para deficientes. Encerrando uma etapa da vida escolar, iniciará um novo ciclo com a aprovação em 1º lugar para o curso de Manutenção e Suporte em Informática.

O estudante que mora no bairro Alecrim, conta como foi a sua preparação para a seleção do IFRN. “Estudava com materiais distribuídos pelos professores. A escola já começa nos orientar desde o 6° ano. No 9º ano, os professores de Libras trabalharam comigo as matérias”. João Alves disse ainda que ficou muito feliz com a aprovação e no futuro quer se aprofundar na área de Informática. Das 154 aprovações de estudantes da Rede Municipal, sete são alunos com deficiência. 

Da mesma escola, quem também comemora a aprovação é a estudante Graziely Gonçalves de Souto, de 15 anos. A adolescente foi aprovada em 4º lugar para o curso de Geologia, do IFRN. “Os professores ajudam muito. Também contamos com total apoio da direção da escola. Foi um ano difícil para todos, mas estou feliz porque consegui a aprovação”. A estudante conta que irá concluir o curso técnico do IFRN, porém sonha no futuro em ser dentista.   

O diretor pedagógico da Escola M. Prof. Luiz Maranhão Filho, Adilson Alves Bezerra, ressalta que a unidade de ensino está lisonjeada com o índice de aprovação no exame seletivo do IFRN. “Nossa escola oferece um curso preparatório para o IFRN desde 2015 e, anualmente, temos aumentado o número de alunos aprovados. Esse projeto oferece apoio pedagógico e psicológico, em parceria com outras instituições, além de orientação vocacional para a escolha do curso. A escola se responsabiliza, também, para acompanhar e realizar todo o processo que antecipa o exame seletivo, desde a inscrição dos alunos até as orientações sobre as matrículas”, explicou o gestor.  Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental assistiram também a uma série de teleaulas transmitidas pela Band Natal, e ministradas pelos professores da Rede Municipal de Ensino.

Também bastante contente com a aprovação dos estudantes da E. M. Prof. Luiz Maranhão, Sueli Lúcia de Lima, diretora administrativa-financeira, conta que os   professores, voluntariamente, ministram aulas aos sábados e todo o material produzido e entregue aos alunos é elaborado pelos próprios professores e reproduzido pela escola.  “Desde o 6º ano de escolaridade já há um trabalho para estimular os alunos a importância da aprendizagem com foco, também, em um ingresso no IFRN. É importante ressaltar que o projeto também conta com a ação voluntária de Intérpretes de Libras o que favoreceu a aprovação de dois alunos surdos”, finalizou a diretora Sueli de Lima. 

A titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Cristina Diniz destacou o empenho de toda comunidade escolar diante do número de aprovados no IFRN. “Agradeço em nome da Secretaria Municipal de Educação aos gestores, professores, coordenadores pedagógicos, estudantes e seus familiares pela aprovação tão significativa no IFRN. A aprovação dos nossos estudantes nos surpreendeu, mas ao mesmo tempo referendou o trabalho que esta Rede vem fazendo de forma sistemática e organizada para atender, mesmo diante deste tempo de pandemia, a nossa comunidade escolar. Tivemos uma aprovação de 154 estudantes, das 30 unidades de ensino que ofertam o 9º ano do Ensino Fundamental. Um número significativo de aprovados em relação ao ano de 2019, com um acréscimo de 37%. Esse número se traduz em empenho de todos os atores que fazem parte da Educação da Rede Municipal de Natal”.

Confira a lista de aprovados clicando AQUI.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389