Professores de Ciências da Rede Municipal participam de encerramento de formação


Professores de Ciências da Rede Municipal participam de encerramento de formação
Crédito da imagem: Adrovando Claro / SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), realizou na tarde desta quinta-feira (17), o encerramento da formação docente dos professores de Ciências da Natureza com o tema “Navegando nas rotas da formação docente de Ciências da Natureza - um olhar retrospectivo sobre um percurso navegado”, com a participação de 33 professores e assessores pedagógicos.  

 

A formação online foi mais uma retrospectiva sobre as atividades e uma avaliação coletiva compartilhada pelos participantes acerca dos momentos das palestras, propostas didáticas aplicadas no decorrer do ano letivo, as experiências das aulas remotas e teleaulas gravadas para os alunos acompanharem em suas casas, entre outros recursos estabelecidos como estratégias de mobilização devido ao momento da pandemia. O encontro iniciou com a apresentação de um vídeo sobre a reflexão de um robô sobre a natureza humana.

 

A assessora pedagógica Kátia Maria Pires falou que esse último encontro representa uma retrospectiva marcante do que foi o ano da formação de 2020 e que houve um trabalho coletivo com a contribuição e a disponibilidade de cada um do grupo em construir metas e conhecimentos fazendo o diferencial neste contexto de pandemia. “A equipe conseguiu desenvolver um trabalho que na minha avaliação foi muito bom. Um trabalho que desenvolvemos enquanto equipe, fantástico, com pessoas disponíveis, inteligentes, cheia de potencialidade e que valorizam esse espaço da formação”, destacou.  

 

Kátia Pires também destacou que nos encontros remotos todos os professores participantes estavam refletindo sobre a prática e os recursos didáticos, compartilhando saberes e dividindo experiências.  “O grupo de ciências é uma equipe privilegiada pelos desafios e pela forma acolhedora e afetiva com que dão as mãos, mesmo diante dos desafios, das tensões, conseguimos levar um trabalho dentro de uma perspectiva coletiva e com muito respeito com o outro”, concluiu.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389