Decreto institui o Conselho Municipal dos Direitos LGBTI+ em Natal

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, assinou na manhã desta sexta-feira (28), data em que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, o decreto que institui o Conselho Municipal dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. A solenidade ocorrida no salão nobre do Palácio Felipe Camarão contou com as presenças de diversos secretários municipais e membros da comunidade LGBTI+.

O organismo será composto por diversas secretarias do município e tem a missão de salvaguardar, discutir e deliberar sobre as políticas públicas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Natal.

Álvaro Dias falou sobre a importância da criação do conselho e destacou o seu caráter inclusivo. “A nossa administração se sente muito confortável e orgulhosa de instituir esse conselho, pois não compactuamos com nenhuma forma de preconceito e descriminação. É um avanço importante para a comunidade LGBTI+ da cidade e nós fazemos questão de implementar as discussões e proposições que surgirem durante as reuniões desse fórum. Ainda vivemos em uma sociedade onde muitas vezes o respeito não impera quando se trata da orientação sexual, porém, como gestor, faço questão de contribuir para mudarmos essa realidade e buscar a transformação, pensando na igualdade de direitos e na liberdade de escolha dos cidadãos”, ressaltou o prefeito.

O ativista José Dantas de Oliveira Filho, um dos fundadores do movimento LGBTI+ em Natal, falou que esse era um momento vitorioso para todos que militam e trabalham pelo fortalecimento das políticas públicas inclusivas no município. “A Prefeitura de Natal está de parabéns pela iniciativa. É um marco para o nosso movimento. Agora é arregaçar as mangas, trabalhar ainda mais para que com muita consciência e respeito possamos conquistar cada vez mais espaço, respeito e igualdade”, detalhou.