Portal do Sol Klebson Nascimento é inaugurado em Mãe Luíza

Crédito da imagem: Marco Polo

A obra, orçada em R$ 7,5 milhões, economizou R$ 700 mil, que foram devolvidos ao Governo Federal.

A Prefeitura do Natal inaugurou na tarde desta segunda-feira, 07, em Mãe Luiza, o Portal do Sol. O cenário do desastre onde, devido às fortes chuvas, ocorridas em 2014, que provocou deslizamentos de 85 casas, rompeu tubulações e formou um enorme buraco, deu lugar a uma rampa de acesso à rua Guanabara, uma escadaria, além de uma academia funcional, posto policial, localizado na Avenida Silvio Pedroza, e os serviços de macro e micro drenagem de outras vias do bairro.

O Portal recebeu o nome do pedreiro Klebson Nascimento, morador de Mãe Luiza, que em março deste ano foi sugado por uma tubulação do sistema de drenagem quando tentava desobstruí-la na superfície. A cerimônia de inauguração contou com a presença do Prefeito Carlos Eduardo, do Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, Secretários, Vereadores, líderes comunitários, moradores de Mãe Luiza e Areia preta  e do padre Robério, da Paróquia de Mãe Luiza, além de um representante da comunidade evangélica do bairro abençoaram a obra.

O Prefeito Carlos Eduardo enfatizou em seu discurso que a Prefeitura do Natal não inaugurou apenas uma obra, mas sim uma obra funcional que só irá acrescentar à cidade de Natal. "A obra em Mãe Luíza irá acabar definitivamente com os problemas de deslizamentos naquela região. Com o Portal do Sol, os antigos problemas acabaram. Fizemos uma obra bonita em sua concepção estética, que todos podem observar de vários ângulos. Mas fizemos também à macro e micro drenagem por debaixo deste solo. Agora temos a certeza que novos deslizamentos, como os que ocorreram no ano passado, não mais existirão”, afirmou Carlos Eduardo.

O chefe do executivo municipal elogiou o resultado da obra que conta com um moderno sistema de iluminação, paisagismo e murais pintados em grafites, feitos por artistas locais, retratando os pontos turísticos de Natal. “A gente faz obra, mas a gente procura fazer a obra diferenciada, a gente procura fazer obra que acrescente para nossa cidade, porque nós temos a consciência da responsabilidade de administrar a cidade de Natal. Por baixo vai passar a água de forma segura e por cima irão passar as pessoas por lugar digno e decente”, finalizou o Carlos Eduardo.

O Presidente da Associação dos Moradores de Areia Preta, Nelson Freire, além de elogiar a beleza da obra, falou da sua importância para os moradores de Mãe Luiza e Areia Preta. “Essa obra é uma prova de que de um grave problema pode surgir uma belíssima solução. Depois de mais de um ano aquela imensa cratera virou um cartão postal para Natal”, afirmou Freire. O Presidente agradeceu ao Prefeito Carlos Eduardo pelo empenho que, mesmo com dificuldades para buscar reforço e verba, conseguiu entregar a obra que “é o elo de união entre Mãe Luiza e Areia Preta”.

O Portal do Sol Klebson do Nascimento deixou moradores satisfeitos e emocionados. “Ficou muito bom. Uma maravilha. Melhorou a situação de quem mora aqui e facilitou o acesso à praia”, falou Dona Eunice Pereira da Silva. Outra moradora emocionada com a obra foi Dona Macina Torres de 92 anos que perdeu a casa no deslizamento e ficou encantada com a nova paisagem. “Agora falta só minha casinha”, comentou Dona Eunice.

O novo espaço, formado por duas escadarias, rampas de acesso a cadeirantes e portadores de necessidades especiais, uma academia ao ar livre e posto policial, foi inaugurado pelo prefeito Carlos Eduardo, acompanhado do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, do secretário de Obras, Tomaz Pereira Neto, vereadores, secretários, líderes comunitários e moradores do bairro.

400 milímetros

De acordo com o secretário Tomaz Neto: “A estrutura deste local tem capacidade para suportar até 400 milímetros de chuvas, números que nunca aconteceram em nossa cidade”, comentou.

Ainda de acordo com o secretário de Obras, os serviços tocados foram orçados em R$ 7,5 milhões. “Ao final, conseguimos economizar R$ 700 mil, que foram prontamente devolvidos ao Governo Federal”, finalizou Tomaz Neto.