Prefeitura tenta renegociar divida no Ministério do Trabalho

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, se reuniu com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, na última quarta-feira (22), na sede do ministério em Brasília. No encontro, o chefe do executivo municipal solicitou ao gestor federal o parcelamento das dividas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que o município possui. De acordo com levantamentos preliminares feitos pela equipe econômica do município o débito ultrapassa os R$ 200 milhões de reais. O secretário chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradt, e a secretária municipal de Planejamento, Virginia Ferreira, participaram da reunião.

A secretária municipal de Planejamento, Virginia Ferreira, explica que a intenção da gestão municipal é parcelar essa divida por um período de 240 meses. Ela informou que a reunião foi muito positiva e que o ministro do Trabalho, Manoel Dias, se comprometeu a estudar a situação de Natal e autorizar o parcelamento da divida.

Na reunião o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, reforçou o pedido para que a capital potiguar seja contemplada pelo Plano Setorial de Qualificação da Copa do Mundo (PLANSEQ COPA). Este programa do Governo Federal prevê a capacitação técnica para os profissionais que irão trabalhar na Copa do Mundo. Estão inseridos nesse grupo taxistas, trabalhadores do transporte público, hotelaria, bares e restaurantes: “Com essa qualificação os profissionais natalenses que irão atuar no mundial prestarão um serviço de melhor qualidade aos turistas que estiverem aqui”, frisou Carlos Eduardo.

O secretário Chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradt, disse que a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) ficará responsável pela elaboração dos projetos que serão contemplados com os recursos do programa federal: “A partir de julho deveremos iniciar a capacitação dos inscritos no PLANSEQ COPA em Natal”, falou Sávio.