Prefeitura vai enviar à CMN projeto de lei para iniciar processo de licitação

A Prefeitura do Natal vai enviar nas próximas semanas uma lei autorizativa para a Câmara Municipal com o objetivo de iniciar a licitação do transporte público da cidade. É o primeiro passo do processo, que vai contar ainda com audiências públicas para discutir, junto com a população e segmentos da sociedade civil, todo o projeto que será implementado com as empresas que vão assumir o controle do transporte da cidade.

A previsão da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) é de que todo este procedimento, que envolve, desde a aprovação da lei autorizativa na Câmara Municipal até a realização das audiências públicas para a formalização dos projetos e início da licitação, dure até o final do ano. A iniciativa é ter um projeto que contemple as deficiências do transporte coletivo da cidade.

Além da licitação, a Semob anunciou nesta sexta-feira (17) algumas das melhorias que estão sendo implantadas no sistema de transporte urbano de Natal com o realinhamento da tarifa, que estará em vigor a partir deste sábado (18). O valor da passagem foi reajustado em R$ 0,20 na sexta-feira passada, dia 10, em um patamar abaixo da inflação.

Dentre os avanços, está a melhoria na distribuição das linhas da cidade, que estão sendo estudadas desde o início da gestão. A outra é a redução da idade média da frota com aquisição de novos veículos. A Semob quer que os ônibus tenham entre um e três anos de tempo de uso. Atualmente, esta média está na casa dos seis anos.

Outro objetivo da Secretaria é capacitar, por meio de cursos, os operadores do sistema de transporte coletivo (motoristas e cobradores) para oferecerem um melhor atendimento à população. O sistema de bilhetagem também será aprimorado para melhorar o controle da gestão pública, com um sistema de biometria para os passageiros beneficiados com a gratuidade

O Programa de Acessibilidade Especial (Prae), que realiza atendimento porta-a-porta, também está passando por avanços. A Semob já solicitou a imediata recuperação dos veículos que estavam em manutenção para o aumento da frota. Além dessas mudanças, a equipe da Semob trabalha no projeto de reaver as estações de transferência.