Prefeitura acompanha evolução das 13 mil mudas plantadas pelo projeto Planta Natal


Prefeitura acompanha evolução das 13 mil mudas plantadas pelo projeto Planta Natal


A Prefeitura de Natal por meio do projeto Planta Natal deu início neste mês de outubro ao acompanhamento das espécies nativas selecionadas no processo de revegetação integrada da capital potiguar. O objetivo é revisitar as 13 mil mudas plantadas entre 2021 e primeiro semestre de 2022, para realizar o manejo de poda de condução e ao mesmo tempo identificar perdas para substituição das mudas. Nesta terça-feira (18) os serviços de poda de condução foram realizados na Av. Deodoro da Fonseca, na zona Leste. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) já atuaram na Av. Prudente de Morais, Salgado Filho e Av. da Itapetinga. 

“Após um grande plantio no primeiro semestre de 2022, quando aproveitamos o período das chuvas para plantar aproximadamente oito mil mudas, estamos revisitando os locais plantados, observando as espécies mais adaptadas e plantar novamente conforme a pega das mudas tenham acontecido ou não”, comentou a secretária Executiva e coordenadora do Planta Natal, Danielle Mafra. 

Segundo a técnica do setor de Paisagismo da Semsur, Thais Balbino, a poda de condução vai dar uma forma adequada à árvore durante o seu crescimento. “Como o próprio nome diz, essa condução é feita durante o seu estado vegetativo (crescimento) para que a muda plantada cresça de forma uniforme e não haja problemas futuros por falta desse manejo”, explicou.

Sobre o planejamento para o segundo semestre de 2022, Danielle Mafra diz que o momento agora é de coleta de sementes das árvores que estão florindo, como os ipês e craibeiras, para a produção de novas mudas pelo Horto Municipal. Essas novas mudas serão utilizadas nos próximos plantios programados para reiniciar no primeiro semestre de 2023. “A meta estipulada pelo prefeito Álvaro Dias é de 20 mil mudas, estamos fazendo um esforço conjunto para que essa revegetação seja planejada e duradoura”, disse.

Nesta primeira visita às espécies plantadas, a taxa de pega foi de aproximadamente 70%, número considerado satisfatório para áreas urbanas. As mudas estão localizadas em praças, ambientes fechados e canteiros centrais da cidade do Natal. “Nós escolhemos conforme topografia, espécies de mudas nativas e espaçamento das mesmas para que na pega elas consigam se desenvolver sem que haja ‘disputa’ entre as raízes e copas”, explicou a técnica Thais. 

Na questão das parcerias, atualmente o Planta Natal está incentivando a adoção de mudas e atendendo o chamamento para plantio em áreas fechadas, escolas, empreendimentos e unidades de saúde. Além dos parceiros da Prefeitura, como entidades ambientais e universidades, a população  pode participar solicitando o plantio de mudas em sua comunidade, rua ou área privada, com o compromisso de adoção. Basta acessar a página do Planta Natal (www.plantanatal.com.br ). O Planta Natal é um programa da Prefeitura de Natal com ações integradas das secretarias Semsur, Semurb, Secom, Urbana, Educação, Secretaria Executiva e de Governo.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389