Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


PARQUE DA CIDADE DOM NIVALDO MONTE

natal.rn.gov.br » Parque da Cidade » SEMURB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

  • Quem foi Dom Nivaldo Monte?


Dom Nivaldo Monte, Bispo Auxiliar de Aracaju-SE, ali permaneceu até 09 de maio de 1965, quando foi transferido para ser Administrador Apostólico de Natal, tendo em vista a transferência de Dom Eugênio Sales para a Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Finalmente, em 08 de abril de 1967, vergado ao peso dos anos, Dom Marcolino Dantas entregou sua alma a Deus e foi sepultado na Catedral Metropolitana de Natal. Passou para a história como o arquiteto da grandeza moral e cultural do clero natelense.

Com a morte de Dom Marcolino Dantas, o Papa Paulo VI nomeou Dom Nivaldo Monte, que era o Administrador Apostólico, como 2° Arcebispo Metropolitano de Natal, (1978-1988). Tomou posse em 17 de setembro de 1967. Em Natal, Dom Nivaldo Monte, além de outros encargos, serviu à Diocese com o Secretário do Bispado, Assistente Eclesiástico da Ação Católica e Diretor da Escola de Serviço Social. Dotado de grande cultura, foi eleito sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e ocupou uma cadeira na Academia Norte-riograndense de Letras.

Após cinco anos de governo, Dom Nivaldo Monte pediu à Santa Sé a nomeação de um Bispo Auxiliar. Foi escolhido Dom Antônio Soares Costa.Dom Nivaldo governou a arquidiocese por 22 anos e fez grandes obras, entre elas a construção da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação. Renunciou no ano de 1988, sendo sucedido por Dom Alair Vilar. Dom Nivaldo Monte faleceu no dia 10 de novembro de 2006, em Natal-RN, vítima de uma parada cardíaca, quando se preparava para mais uma sessão de hemodiálise. Ele estava com a saúde debilitada e em poucos meses havia sido submetido a várias cirurgias. O corpo de Dom Nivaldo Monte foi velado na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal-RN, e sepultado no Mosteiro das Clarissas, que ele ajudou a construir, no distrito de Emaús, Parnamirim-RN.

Fonte: Pe.Normando Pignataro Delgado


SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css