08/02/2012 18:35
  • Micarla dá posse aos novos secretários e faz balanço da administração

A prefeita Micarla de Sousa deu posse nesta tarde aos novos secretários municipais, nomeados no último final de semana. A solenidade de posse, no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), antecedeu a apresentação do balanço das ações dos três anos de gestão. No total, foram empossados dez auxiliares.

O auditório do Cemure ficou lotado, com a presença de servidores, políticos, auxiliares da prefeita, lideranças comunitárias e o público em geral. O engenheiro Kalazans Bezerra falou em nome dos secretários que deixam a administração. Ele agradeceu à prefeita e elogiou o trabalho desenvolvido nos últimos três anos. O novo secretário de Comunicação, Gerson de Castro, falou em nome dos empossados, reafirmando os compromissos da equipe com a cidade.

Os novos secretários empossados foram Heráclito Noé Ferreira na Secretaria de Gabinete Civil (Segap), Gerson Inácio de Castro na Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom); Jean Valério Gomes Damasceno na Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da Fifa (Secopa).

Márcio José Sá Dantas Luz assumiu a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob); Luís Antônio de Albuquerque Lopes tomou posse na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur); Márcio Carlos Godeiro na Secretaria Municipal de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária (Serig); Carlos Von Sohsten na Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica (Segelm).

Também foram empossados os secretários Murilo Barros Júnior na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde); Ronaldo Cavalcanti Souza Filho na Ouvidoria Geral do Município; e Josineide Lucas Pontes na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semul).

Prefeita apresenta as realizações dos três anos de gestão
A prefeita aproveitou a posse dos novosauxiliarespara fazer  um balanço das ações realizadas em três anos de administração. Na entrada  do Cemure foi montado um túnel com uma exposição de fotos, banner foram espalhados pelo auditório e apresentado um vídeo mostrando as ações e projetos desenvolvidos neste período.

Em seu discurso a prefeita Micarla de Sousa estacou que este ano será dedicado a investimentos na infraestrutura urbana da cidade. “Principalmente porque estamos com a parceria com a presidente da República Dilma Rousseff, o que não aconteceu nos três anos anteriores por parte dos Governos Federal e Estadual. Praticamente todos nossos investimentos neste período foram com recursos próprios”.

A chefe do executivo disse que para este ano está previsto  investimento de R$ 338 milhões de reais em obras de mobilidade urbana, R$ 25 milhões para melhoria da malha viária da cidade, além da  construção de 996 casas pelo programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal.

Saúde
Micarla de Sousa afirmou que este não é um momento de recomeço, mas de dar continuidade a uma jornada que está em curso. Ela destacou que no primeiro ano a prioridade foi na área da saúde, que gerou a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara, dos Ambulatórios Médicos Especializados (AMES), do Hospital da Mulher, Maternidade Professor Leide Morais, os centros cirúrgicos de maternidades públicas da cidade.

Educação
De acordo com a chefe do executivo municipal, nunca antes uma gestão investiu tanto em educação pública em Natal como agora, área que sua gestão priorizou em seu segundo ano de governo, com a construção de 54 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), alcançando atualmente 74 CEMEIs na cidade, beneficiando 16 mil crianças, além de acesso ao ensino superior,por meios do Proeduc para mais de 18 mil jovens, programa Merenda em Casa, fardamento e material escolar gratuitos. A caravana da saúde escolar, alcançando 60 mil professores e estudantes da Rede Municipal de Educação e a carteira de estudante gratuita para todos os estudantes da educação pública e privada, de todos os níveis educacionais, incluindo ensino técnico e federal.

Servidores
Outro grande benefício lembrado pela prefeita Micarla de Sousa, foi a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), para os servidores públicos municipais, que tiveram ganhos substanciais na carreia e vencimentos, depois de 18 anos de luta. “Por mês passamos a investir R$ 7 milhões a mais do orçamento nos vencimentos de nossos servidores”, lembrou.

A chefe do executivo municipal afirmou que deseja ser lembrada como a prefeita que cuida de gente, do povo de Natal. “Orgulho-me de ter tapado os buracos da falta de respeito com os servidores públicos, da falta de vagas nos CMEIs, a falta de moradias, de estudantes fora da sala de aula. Só em nossa gestão conseguimos erradicar seis favelas, beneficiando mais de seis mil famílias, além da criação do Albergue Municipal, com toda uma estrutura adequada para dar assistência aos moradores de rua”.

A prefeita disse ainda que decidiu pagar o preço como gestora e no Plano Plurianual de seu governo e quebrou o paradigma, resolvendo investir 60% no  desenvolvimento humano da cidade

“Esse é o ano de realização dos anseios do povo de Natal, um período singular para nossa cidade. Conclamo a todos para que se esforcem por fazer uma Natal melhor para todo, principalmente agora em que a cidade se prepara para receber jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014”, afirmou a prefeita Micarla de Sousa.