22/08/2011 12:13
  • Quarta edição do Natal em Ação leva serviços da prefeitura para o Guarapes
Frankie Marcone

Cerca de sete mil pessoas foram atendidas neste sábado (20), pelo Programa “Natal em Ação”, no bairro do Guarapes, na zona Oeste de Natal. Desde cedo moradores da comunidade e entorno foram atendidos por técnicos das secretarias municipais, em estandes montados num descampado entre as ruas Lagoa Nova e Lagoa Seca e também nas dependências da Escola Municipal Francisco Assis Varela.

“Realizamos aqui mais uma missão junto à população do Guarapes, que foi atendida com os mais diversos serviços de nossa administração em um só lugar”, destacou a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, que para lembrar as ações realizadas na comunidade pela atual administração.

A chefe do executivo municipal natalense disse que a população já foi beneficiada com o calçamento de sete ruas, além da pavimentação da rua dos Cometas, que liga o bairro com o vizinho Planalto, que está sendo continuada. Os moradores já receberam o projeto Jogo Limpo, onde a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel), transformaram uma área, antes um terreno baldio, que servia como um depósito de lixo, em um espaço de lazer com campo de futebol, iluminação.

A implantação de um Telecentro, que oferece cursos gratuitos voltados para diversas áreas como informática, além de acesso gratuito à internet e ainda a instalação em breve de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), são outros benefícios conquistados pela comunidade, por meio das ações da atual gestão, que foram enumerados pela prefeita Micarla de Sousa.

“Achei muito interessante esta edição do Natal em Ação aqui no Guarapes, pois faz com que aproveitemos melhor os serviços da Prefeitura do Natal”, destacou a dona de casa Neide de Oliveira, que utilizou o sábado para usar os serviços de manicure oferecidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Ações prestadas
Como ocorreu nas edições anteriores do Programa, os moradores receberam ações na área de saúde, como aplicação de vacinas, realização de exames e teste de HIV, entrega de material explicativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e a distribuição de camisinhas. Foi realizada ainda a prestação de serviços com corte de cabelo, manicure, inscrição para cursos coordenados pela Semtas.

Foi oferecido ainda apoio psicossocial contra as drogas, espaço de brinquedoteca, sala de leitura e bodega literária para crianças, emissão de carteira de trabalho, de CPF, do cartão do idoso e do SUS, laboratório de informática pela equipe do Telecentro do bairro, sala de cinema, apresentação do projeto Semente Cidadã, entre diversos outros serviços voltados também para o trânsito, tributação, educação, esportes, preservação ambiental e histórica da cidade do Natal.

A programação deste sábado encerrou duas semanas de atividades no bairro, que foi beneficiado com a intensificação dos serviços de limpeza, varrição, pintura de canteiros, manutenção da iluminação pública, conservação da malha viária, implantação de abrigos e pontos de ônibus, além da melhoria em prédios públicos e estudo do roteiro do transporte coletivo. Todas as demandas foram previamente definidas em reuniões entre as equipes do executivo municipal natalense e representantes da comunidade.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), implantou 18 placas de sinalização de ponto de ônibus e instalou quatro abrigos de passageiros. Os pontos de ônibus assim como os abrigos foram implantados na Avenida Novo Guarapes e nas ruas Lagoa Nova, Projetada, Walter Carvalho, Candelária, Rocas, Rio Bahia, Praia do Meio, Café Filho, Lagoa Seca e no Terminal de Ônibus da comunidade Guarapes.

A Semob também revitalizou três faixas de pedestres nas ruas Novo Guarapes, Lagoa Seca e Lagoa Nova e seis lombadas nas respectivas vias. A secretaria executou a pintura da extensão da margem direita dos meios fios e da faixa dupla horizontal divisória de pista no sistema viário da comunidade, melhorando a segurança dos veículos que entram na rua Novo Guarapes, pela BR 226 com destino as ruas Lagoa Nova e Lagoa seca.

A Urbana atuou com equipes com mais de 50 garis na varrição, capinação e pintura de meios fios das ruas do bairro. Na ação, foram utilizadas máquinas, roçadeiras, coletores e as caçambas que coletam o entulho. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra Estrutura (Semopi) está executando a recuperação da malha viária do bairro. A Secretaria Municipal de Saúde está recuperando o prédio da Unidade de Saúde do bairro. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos reforçou a iluminação pública do bairro.

Programação cultural
O Natal em Ação também teve uma vasta programação cultural, que contou no Guarapes com as apresentações da bandas New Gêneses, Soldados do Rei, Markson Yudi, grupo de rap Detone Break, banda de rap Lokomotiva, grupo de capoeira E Makulelê, MC Silveira Roots(cantor rap), Didil Show (tecladista), grupos de axé (04 grupos), além da banda Deckap (vários estilos).

Foi entregue ainda a premiação para os vencedores do primeiro torneiro de futebol de salão do Natal em Ação, realizado durante a semana passada com equipes da comunidade, onde se saiu em primeiro lugar o time do ABC RP e em segundo lugar os Meninos da Vila RP.

O Natal em Ação é coordenado pelas Secretarias do Gabinete Civil da Prefeitura Municipal (Segap) e de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária (Serig) em conjunto com parceiros públicos e privados, que neste caso contou com o apoio da Universidade Potiguar (UnP) e do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn), além do Instituto Nacional de Seguridade Social (ONSS) e da Honda Motos, que também estavam com estandes nesta quarta edição do Natal em Ação.