06/12/2010 19:09
  • Natal terá R$ 3,2 milhões para construção de oito Unidades Básicas de Saúde

A cidade do Natal terá R$ 3,2 milhões para a construção de oito novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), do Governo Federal, o chamado “PAC Social”. Receberam parecer favorável, os projetos para construção de duas praças e Centros de Educação infantil, que terão a confirmação da liberação de seus recursos pelo Ministério das Cidades, no próximo dia 10 de dezembro.

Estas obras fazem parte de um total de 23 projetos sociais apresentados pelo executivo municipal no último dia 11 de novembro ao Ministério das Cidades, onde estão incluídas a construção de praças, Centros de Educação Infantil, UBS e quadras, totalizando R$ 21.563.313,94 em recursos. Serão contemplas com a construção das UBS moradores dos bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul  e Pajuçara, na zona Norte, além do bairro do Planalto.

Estas informações foram repassadas à prefeita do Natal, Micarla de Sousa, que participou na manhã desta segunda-feira (7), no Salão Nobre do Palácio do Planalto em Brasília, da assinatura do Protocolo Federativo das obras de infraestrutura do PAC 2, eixos Cidade Melhor e Comunidade Cidadã. A prefeita Micarla de Sousa esteve na solenidade junto com mais de 300 prefeitos e governadores de vários estados do Brasil.

Projetos formalizados

O PAC 2 é a segunda versão de um conjunto de obras de infraestrutura do Governo Federal em todo o país. Os projetos formalizados nesta manhã, em Brasília,  pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva abrange municípios com população acima de 70 mil habitantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e acima de 100 mil das regiões Sul e Sudeste, integrantes Grupo 1 da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

As propostas selecionadas pelo Ministério das Cidades são do eixo “Cidade Melhor”, referentes a obras e projetos de urbanização de assentamentos precários, abastecimento de água, esgotamento sanitário, saneamento integrado, drenagem urbana, contenção de encostas e pavimentação e qualificação de vias urbanas.

Natal foi contemplada com as obras Manejo de águas Pluviais, sistema de galerias e túnel de drenagem para o Arena das Dunas: R$ 293.085,613 milhões; drenagem e pavimentação do San Vale, Parque das Colinas e Neópolis e construção de reservatório de amortecimento de obras de microdrenagem: R$ 97.700 milhões; microdrenagem e interligação entre as lagoas de captação Acaraú e Panatis em Nossa Senhora da Apresentação, Potengi, Pajuçara e Lagoa Azul nos loteamentos Novo Horizonte, Vila Paraíso e Câmara Cascudo - R$ 30.827 milhões; pavimentação e Drenagem do Planalto - Implantação da microdrenagem da bacia 16 do Rio Pitimbu com a detenção e infiltração com extravasão no rio - R$ 16.018 milhões e drenagem e Pavimentação de Nossa Senhora da Apresentação – abrangendo Boa Esperança, Cidade Praia, e Nordelândia – R$ 23 milhões.

Ao todo, foram selecionados em todo o Brasil 1.258 obras e projetos que somam R$ 11,80 bilhões de recursos de repasse da União e R$ 5,46 bilhões de financiamento com recursos do FGTS e FAT, totalizando R$ 17,25 bilhões.

Esta é a primeira seleção de empreendimentos de infraestrutura do PAC 2, correspondente a aproximadamente metade dos recursos disponíveis. O processo foi realizado em conjunto entre governo federal, prefeituras e governos estaduais, através de cartas-consulta, priorização de propostas enquadradas, análise de propostas e entrevistas técnicas em Brasília.