02/07/2020 16:46
  • Guardas municipais de Natal são imunizados contra o vírus da influenza
Divulgação Semdes

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) finalizou nesta quinta-feira (02) o processo de imunização contra o vírus da influenza dos integrantes da Guarda Municipal do Natal (GMN). O comando da GMN priorizou os guardas municipais lotados no serviço operacional, porém os agentes lotados nos setores administrativos também foram beneficiados com a ação que foi cumprida pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da GMN (Nasgam).

O processo de vacinação foi operado pelo Nasgam, que conta com uma equipe técnica composta por enfermeira, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e profissional de práticas integrativas. No total, foram disponibilizadas 200 doses de vacina para suprir os dois dias da ação levadas diretamente às sedes da GMN e Semdes, como também a alguns posto fixos operados pela segurança preventiva da Guarda Municipal, a exemplo da Procuradoria Geral do Município (PGM) e o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

A secretária da Semdes, Mônica Santos, avaliou positivamente o processo de imunização que foi realizado de maneira móvel indo aos principais pontos de serviço da GMN. Ela lembrou que a ação foi conduzida no sentido de deixar todo o efetivo da Guarda Municipal imunizado, ou seja, aqueles que não puderam receber a vacina nos postos de saúde do município, foram contemplados no serviço. “Acreditamos que todos os guardas municipais de Natal foram imunizados, o que reforça o compromisso da Prefeitura com a saúde e qualidade de vida dessas agentes que trabalham na linha de frente das ações encampadas pelo Poder Executivo”, comentou.

O subcomandante de Instrução da GMN, Isaque Nicácio, acompanhou o processo de imunização e pontuou a importância da vacinação para a segurança pública da capital. “Com essa iniciativa, teremos menores baixas no quadro de serviço ocasionadas pelo vírus da gripe, já que nosso efetivo está protegido contra esse tipo de enfermidade”, ressaltou.

O guarda municipal que porventura não foi imunizado durante os dois dias de campanha pode procurar uma das unidades de saúde que estão com sistema de vacinação. No posto de saúde, é preciso que o guarda apresente o cartão de vacina e sua carteira funcional para ter direito à dose gratuita. A vacina é composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019, sendo eles o Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).