24/06/2020 08:32
  • Prefeitura vai realizar testagem para Covid-19 no efetivo da Guarda Municipal do Natal

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vai iniciar às 6h30, desta quinta-feira (25), a testagem preventiva para detectar a presença do Covid-19 em todos os integrantes da Guarda Municipal do Natal (GMN). A ação vai acontecer no Parque da Cidade e é mais um avanço das medidas preventivas realizadas pela Prefeitura do Natal direcionadas à corporação, que tem seus integrantes atuando na linha de frente de combate ao coronavírus.

A secretária da Semdes, Mônica Santos, explicou que a testagem vai iniciar logo cedo, antes das equipes das viaturas de patrulhamento entrarem em serviço. O plano é realizar o teste rápido e aqueles que forem testados positivos sejam imediatamente direcionados ao sistema de saúde para tratamento, como também sendo afastados do serviço para preservação da sua saúde e de terceiros. “Sabemos da importância da Guarda neste momento difícil que estamos passando. Eles estão na linha de frente e devem receber essa atenção para inibir o contágio e manter a corporação apta a continuar trabalhando por Natal”, disse.

Além desse plano de testagem para Covid-19, a Semdes vem trabalhando a prevenção aos guardas municipais desde o início da pandemia, quando foram distribuídos materiais de proteção individual como máscaras de proteção, óculos, álcool gel e líquido a 70%. Também foi implantado um serviço diário de desinfecção das viaturas de patrulhamento, sendo ainda os prédios da Semdes, GMN e GAAM desinfectados pelas Forças Armadas Brasileira.

Outra ação importante implantada pela Semdes com foco nos guardas municipais foi a criação do teleacolhimento, que é um sistema operado pelos profissionais do Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam) e é voltado aos guardas e seus familiares que tiverem exames de Covid-19 (Coronavírus) positivados.

O teleacolhimento trabalhar medidas preventivas, ajuda no diagnóstico, esclarecer dúvidas e buscar suprir as necessidades psicológicas e físicas pelas quais, possivelmente podem passar os guardas municipais e familiares com sintomas do Covid-19. O sistema é composto por uma equipe técnica que conta com profissionais nas áreas de psicologia, nutrição, fisioterapia, enfermagem e práticas integrativas.