{literal}
Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/06/2020 10:34
  • Prefeitura inicia testagem em massa para detecção da Covid-19
Alex Régis

A Prefeitura do Natal iniciou, nesta terça-feira (16), a realização de testes rápidos para detecção da Covid-19 em pessoas acima de 60 anos, que apresentaram sintomas nos últimos sete dias. Os exames estão sendo coletados no estacionamento interno da Arena das Dunas no sistema de drive-thru. Na primeira hora da ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram feitas 40 coletas. Ao todo, serão realizados 900 exames diariamente. A testagem rápida na Arena acontecerá até sexta-feira (19). 

 

O acesso dos carros acontece pelo Portão P1. Para ter direito a fazer a testagem, a pessoa deverá apresentar comprovante de residência em Natal e documento oficial com foto, que comprove a idade. O paciente pode esperar pelo resultado no local ou, se preferir, pode verificar na internet pelo site: www.biomega.lisnet.com.br.

 

O casal Luiz José Dantas e Germina Dantas mora no Conjunto Santa Catarina e foi um dos primeiros a passar pelo teste. Os dois têm 68 anos e resolveram esperar o resultado no local, ficando aliviados ao receber a notícia de que não foram infectados pelo coronavírus: “A gente, que é do grupo de risco, fica sempre preocupado. Graças a Deus, os nossos testes deram negativos. Estava mais apreensivo por conta da minha esposa, que apresentou alguns sintomas, mas felizmente nada foi detectado. Agora, seguiremos cumprindo as recomendações de recolhimento domiciliar e só saindo de casa em extrema necessidade”, destacou Luiz.

 

A aposentada Maria Neves, 81, também foi realizar o teste rápido e aprovou a iniciativa. Ao lado da sobrinha, irmã e cunhado, receberam o atendimento dentro do carro, de forma rápida e eficiente: “Foi tudo muito ligeiro, seguro e indolor. Essa é uma ação muito importante. A doença tem se alastrado e precisamos proteger, sobretudo, os mais frágeis. Estou em casa desde o início das medidas de isolamento social e, se Deus quiser, o meu teste será negativo”, detalhou. 

 

Os testes rápidos realizados têm uma eficiência de 75% no resultado. Para ampliar essa eficácia, a SMS recomenda que só faça o exame quem tiver pelo menos sete dias de sintomas (desde o início da apresentação do quadro), e mais três dias totalmente assintomático, totalizando no mínimo dez dias. Essa testagem tem o valor epidemiológico e não se destina aos pacientes que ainda estão sintomáticos ou que nunca tiveram sintomas. 

 

“Adotamos essa estratégia para oferecer mais proteção e cuidado aos cidadãos acima de 60 anos, que representam 80% dos óbitos registrados em Natal. O paciente que testa positivo aqui é encaminhado diretamente a uma de nossas unidades de saúde para receber atendimento médico e orientação quanto ao tratamento. A nossa rede está equipada e preparada para oferecer o melhor para o natalense. Não estamos medindo esforços para controlar a pandemia no município”, destacou a secretária adjunta da SMS, Rayanne Araújo.

 

A Prefeitura de Natal está com toda a sua estrutura voltada ao enfrentamento da pandemia. A testagem rápida conta com a presença de equipes das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e demais órgãos.

 

ZONA NORTE
Depois da Arena das Dunas, a testagem rápida será levada à zona Norte da capital potiguar. O estacionamento do Ginásio Nélio Dias receberá a mesma estrutura a partir da próxima terça-feira (23). 



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css