30/04/2020 08:47
  • Prefeitura do Natal já distribuiu 17.679 cestas básicas nas unidades de ensino

Nesta quarta-feira (29), com horários determinados para cada turma, mais sete Escolas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil, distribuíram as cestas básicas aos alunos da Rede Municipal. Ao todo, 17.679 cestas já foram distribuídas pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Foram entregues nesta quarta-feira, entregues 3.069 cestas básicas, nos Centros Municipais de Educação Infantil, Professor Belchior Jorge de Sá (183), Paulina Engrácia Mariz de Faria (146), Professora Francisca Célia Martins de Souza (433), Professora Marluce Carlos de Melo (132) e as Escolas Municipais Professor Eudo José Alves (206), Professor José de Andrade Frazão (886) e Professor Waldson José Bastos Pinheiro (1079).

No bairro de Nossa Senhora da Apresentação, localizado na Zona Norte da cidade, a diretora pedagógica da Escola Municipal Professor Waldson Pinheiro, Maria do Socorro Medeiros de Araújo, ressaltou que “nesse momento é importante acontecer essa distribuição da merenda no lar, pois muitas crianças, quando estão tendo aulas regulares, a alimentação que tem durante o dia é a merenda escolar. Essa merenda no lar vem suprir algumas necessidades, desses alunos”.

A mãe de Sabrina de Oliveira Nascimento, que estuda na E. M. Prof. Waldson Pinheiro, Rosineide Oliveira, completa a fala da diretora.  “Esta cesta básica veio em uma boa hora, porque muitos pais estão necessitando”, disse.

No mesmo bairro, a diretora administrativa do CMEI Professor Belchior Jorge de Sá, Dinar Silva, explica que “os pais estavam muito ansiosos, frequentemente entrando em contato conosco para saber a data de entrega, pois há sim uma necessidade, uma dificuldade de manter a alimentação das crianças em casa. Estando na escola eles têm duas refeições, que são oferecidas pela Prefeitura do Natal, dentro dos CMEIs. Em casa, eles sabem que a dinâmica é outra, muitos pais estão desempregados, outros são autônomos e agora com essa restrição de não poder sair de casa até mesmo pela saúde deles, da família como um todo. Muitos pais satisfeitos, agradecidos, elogiaram os itens que foram oferecidos na cesta”.

“Em tempo de pandemia, o mínimo que podemos fazer por nossos alunos e suas respectivas famílias, que se encontram em situação de vulnerabilidade, é sermos solidários. Desse modo, a Prefeitura, por meio do prefeito Álvaro Dias e da nossa Secretária de Educação, Cristina Diniz, de forma organizada e responsável vem distribuindo cestas básicas para as escolas e hoje, chegou até a nossa comunidade. Essa ação visa assistir e tentar colaborar minimizando o sofrimento. Foi muito gratificante observar a felicidade e os agradecimentos das famílias ao receberem as cestas”, elogiou a diretora pedagógica Glenda Barreto, do CMEI Paulina Engrácia Mariz de Faria, localizado no conjunto Santa Catarina.

O pai de Davi Gomes Miranda da Costa, do Nível III “C”, do CMEI Paulina Engrácia, Israel Benigno Miranda da Costa, contou que “essa cesta veio no momento oportuno, nós estávamos precisando, essa pandemia me deixou parado, faço poucos serviços que não estão dando suprimento na nossa necessidade, então essa ajuda é muito bem-vinda”.

A mãe de Enzo Gabriel Queiros Neris Mendes de Yeshua, que também estuda no CMEI Paulina Engrácia, Marlaynne Jéssica Queiros Bilro, agradeceu: “as minhas palavras são de agradecimento e gratidão, primeiramente a Deus e  depois ao prefeito de Natal, Álvaro Dias juntamente com a secretaria de Educação, que por sua vez executou um belo  e valioso trabalho em tempos difíceis de pandemia que vivemos, me surpreendi com a cesta básica  digna tanto do ato, como em vir completa.  Agradeço também a Glenda, diretora do CMEI Paulina Engrácia, por sua atenção e dedicação em passar atividades e dicas pra tirar a ansiedade das crianças nesse tempo de confinamento”.

PRÓXIMAS ENTREGAS

Seguindo o cronograma montado pela Secretaria de Educação de Natal, na quinta-feira (30), receberão as cestas básicas os alunos das seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Professora Emília Ramos, CMEI Professora Marise Paiva de Moraes, Escola Municipal Djalma Maranhão, Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, CMEI Nossa Senhora de Fátima e CMEI Irmã Dulce.