{literal}

28/04/2020 10:34
  • Mais de 10 mil cestas básicas já foram entregues na Rede Municipal de Ensino
Divulgação/SME

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, prossegue com a entrega das cestas básicas aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Nessa segunda-feira (27), foi a vez das crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil Professora Maria Itacira Bento, Saturnina Alves de Lucena, Professora Haydée Monteiro Bezerra de Melo, Professora Carmem Maria Reis, José de Alencar Gomes da Silva, e das Escolas Municipais Professora Zeneide Igino de Moura, Professor Luiz Maranhão Filho, Professora Josefa Botelho e São José, receberem o benefício. Foram distribuídas 2.697 cestas básicas. Com isso, ao todo, a Prefeitura do Natal já entregou 10.096 cestas básicas aos estudantes matriculados na Rede Municipal.

A entrega do benefício tem o reconhecimento por parte da população e dos gestores das unidades de ensino, que demonstram toda preocupação com a comunidade escolar. Um exemplo, é a gestora administrativa-financeira da Escola Municipal São José, Francisca das Chagas Lopes. “Essa atitude é de grande valia para nós, uma vez que, grande parte dos nossos estudantes são filhos de pais autônomos, que trabalham na praia de Ponta Negra. Com o isolamento social, muitos estão em casa sem conseguir sua fonte de renda”.

O pai de Yasmin Campos Ferreira, aluna da E. M. São José, Daniel Campos Ferreira, confirma as impressões da professora Francisca Lopes. “Em meio a essa pandemia, essa atitude nos beneficia bastante. Só temos a agradecer.” A Escola Municipal São José está localizada no bairro de Ponta Negra. Foram entregues 145 cestas básicas.

Na Escola Municipal Professora Josefa Botelho, localizada também no bairro de Ponta Negra, a mãe de Larissa Alves, Samuel da Silva Fernandes e Eduardo da Silva Alves, Lucélia Lopes da Silva, relatou emocionada o recebimento de três cestas. “Eu tenho três crianças aqui na escola, e para mim é muito importante essa entrega. Todos sabemos que a crise bateu na porta quando menos esperávamos. Hoje minha renda é composta pelo benefício do Bolsa Família e o que recebo fazendo serviços domésticos na casa de outras pessoas. A dificuldade estava grande, e essa cesta básica me ajudará muito. Não é fácil alimentar três crianças. Agradeço muito.” A E. M. Professora Josefa Botelho distribuiu 726 cestas básicas.

No bairro de Cidade Nova, a mãe de Lucas Matheus Chacon e Aline Josefa Chacon, alunos da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, Kátia Chacon, levou duas cestas básicas para casa (uma por aluno matriculado) e destacou a importância. “A entrega das cestas básicas pelo município de Natal, garante a alimentação de muitas pessoas carentes aqui do bairro.” Foram entregues na E. M. Prof. Luiz Maranhão Filho 820 cestas.

O diretor pedagógico da E. M. Prof. Luiz Maranhão Filho, Adilson Alves Bezerra, relata o momento especial que vive entregando alimentos para a comunidade “Estamos vivenciando um momento ímpar, pois sabemos que a pandemia tem assolado todo o território nacional, e iniciativas como essa partindo da Prefeitura do Natal de possibilitar aos nossos alunos de receberem uma cesta básica, é de fundamental importância. É uma questão de sobrevivência, até porque sabemos que muitos pais estão desempregados atualmente. Nós percebemos a alegria em cada pai e cada mãe em receber esse benefício. Pelo que constatamos é uma cesta que possui alimentos com todos os nutrientes necessários para as nossas crianças e familiares. Agradecemos e parabenizamos muito esse trabalho.”

No mesmo bairro, a diretora administrativa-financeira do Centro Municipal de Educação Infantil Saturnina Alves de Lucena, Ieda Maria Albuquerque também comenta a ação do poder público. “Vejo como positiva a ação da prefeitura. Sabemos que muitas crianças têm essa carência nos seus lares mesmo em dias cotidianos, ainda mais nesse momento em que muitos pais estão sem trabalhar. Com certeza essa cesta básica chega em um bom momento para suprir as necessidades das crianças.” No CMEI Saturnina Alves de Lucena foram entregues 116.