{literal}

21/04/2020 18:05
  • SEL configura comitê para discutir orientações sanitárias a academias e espaços esportivos
Divulgação

Na última quinta-feira, dia 16, a Prefeitura do Natal, através da Secretária de Esporte e Lazer (SEL), realizou uma reunião sobre os aspectos multifatoriais de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) em academias, clubes e espaços esportivos. Foram condidados e estiveram presentes, o Conselho Regional de Educação Física, empresários de academias e box de crossfit, representantes de instituições de ensino superior e profissionais da área.

O encontro consistiu em falas da diretora do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Juliana Araújo, do Prof. Leônidas Oliveira, da UFRN e da Dra Tereza, representante da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap).

A ação foi rica em uma discussão sobre a curva epidemiológica do novo vírus, a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Rio Grande do Norte, responsabilidade de biossegurança dos espaços esportivos e as estratégias sanitárias que os negócios precisarão tomar, quando da possibilidade segura de reabertura. O Professor Leônidas destacou os aspectos científicos do contágio, com ênfase em riscos que o mercado pode sofrer com o novo vírus.

A reunião discutiu ainda sobre o escalonamento para reabertura, frisando quatro pontos de medidas técnicas que devem ser assumidas: conduta, financeiro, atendimento e sanitário. Em cada uma das questões foram orientados pontos indispensáveis para que os empresários possam estar preparados, no sentido de recuperar a confiança da sociedade quando do período de reabertura dos espaços e dos serviços.

Danielle Mafra representou a SEL, destacando um olhar social sobre a grande e pequena academia, clubes, campo de futebol society, quadras públicas e centros desportivos. Por fim, foi decidido a criação de um formulário digital para fazer um levantamento sobre os modelos de negócio que envolve as atividades físicas, com propostas de orientação sanitárias, financeiras e de conduta.

A Prefeitura, pela gestão do prefeito Álvaro Dias, investe em ações de pensamentos coletivo, destacando pontos fundamentais para evitar a disseminação do Covid-19, mas também maneiras de se adaptar e seguir prestando serviços públicos aos natalenses.