{literal}

16/04/2020 15:04
  • Prefeitura de Natal distribuirá livros para alunos da pré-escola
Divulgação

A Prefeitura de Natal distribuirá, entre os alunos da Pré-escola da rede pública municipal, um exemplar para cada estudante da obra “O Vírus Malvadão e as Crianças Poderosas". A entrega deve acontecer nos próximos dias junto com os kits da merenda escolar. O livro foi escrito pelo autor potiguar Daniel Cavalcanti Gomes, que cedeu os direitos para a impressão ao Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio Grande do Norte (Singraf-RN), que fará a doação de 10 mil cópias.

O livro conta a história de um vírus que invade uma cidade. Três crianças muito inteligentes e criativas se unem e salvam todos desse grande inimigo. Em princípio, a obra foi feita apenas no formato e-book e por isso precisou ser novamente “montada” agora para que pudesse ser impressa. O próprio Daniel fez esse trabalho e a impressão foi garantida graças ao Singraf-RN, após idealização do vereador Dickson Júnior e articulação do secretário de Governo, Fernando Fernandes, com aval do prefeito Álvaro Dias.

Segundo o Singraf-RN e seus associados parceiros na ação - a Egraf, Gráfica Quatro Cores, Lucgraf Editora e Gráfica, Gráfica Pirâmide, RB Gráfica e a Unigráfica - a doação dessas 10 mil cartilhas é um ato de responsabilidade coletiva, de informar e instruir essas crianças e suas famílias, mostrando a importância de ações básicas no combate à propagação dessa epidemia, explicou Pedro Fausto de Oliveira, atuante no mercado gráfico há 32 anos.

“Sabemos a importância da informação neste momento delicado que estamos passando, principalmente, para nossas crianças. E nada melhor do que tratar um tema como a pandemia do coronavírus de maneira interativa, responsável e criativa como na obra ‘O vírus malvadão e as crianças poderosas’ do publicitário e design, Daniel Cavalcanti”, enfatiza o empresário, enfatizando que o Sindicato possui um histórico de ações sociais, como doação de alimentos através de inscrições de cursos, e esse é um momento de dar continuidade a essas ações, pois nada é melhor do que incentivar a comunicação responsável e criativa através do impresso.

A secretária de Educação do município, Cristina Diniz, se reuniu, nesta quinta-feira (16), com os diretores das escolas que serão beneficiadas para definir detalhes da distribuição dos kits de merenda escolar, assim como dos livretes. “A leitura literária tem um papel essencial para a formação social e cultural na construção de sujeitos sociais com criticidade. É um livro que prioriza a ação da criança diante da prevenção individual e coletiva contra a contaminação do Covid-19”, explicou a gestora.

O autor potiguar Daniel Cavalcanti Campos possui outros dois livros publicados: “Um mói di verso” (poesia) e “O menino que de tudo que via fazia poesia” (infantil).  “O Vírus Malvadão e as Crianças Poderosas" também está disponível gratuitamente no formato e-book em três idiomas e teve a colaboração dos revisores Leonardo Mendes (português), Raíssa Campos (espanhol) e Gabriel Trigueiro (Inglês).