{literal}
Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

15/04/2020 10:40
  • Samu Natal destina ambulâncias de suporte a pessoas com suspeita de Covid-19
Donato Fernandes

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal (Samu Natal), referência em atendimentos de urgência e emergência no município, está atendendo casos de primeiros socorros, entre eles de falta da ar, que é um dos sintomas do novo coronavírus (Covid-19). Para a segurança dos pacientes e equipe, estão sendo disponibilizadas três ambulâncias para este tipo de atendimento - pessoas com suspeita de Covid-19, que são exclusivas para este tipo de ocorrência e criteriosamente higienizadas. A desinfecção do transporte acontece, em média, com 60 minutos de duração.  E a recomendação é que estes veículos sejam chamados apenas para pessoas que tenham sintomas graves da doença. 


Durante a pandemia do Coronavírus, os atendimentos do Samu Natal aumentaram cerca de 30%. O Serviço garante que existe suporte para todas as pessoas que eventualmente precisem de atendimento.  Para José Cláudio Macedo, coordenador do Núcleo de Educação Permanente, “diariamente estamos orientando as equipes sobre como agir de forma correta de acordo com cada atualização do Ministério da Saúde e da Anvisa e repassando as recomendações para os profissionais”.

 

Ele continua esclarecendo que “os carros exclusivos para os casos de corona otimizam a assistência ao doente, porque assim teremos uma rotatividade melhor e maior com mais segurança tanto para o paciente quanto para o profissional”. 


Cláudio Macedo, que também é o coordenador do Samu Natal, alerta que é importante acionar o serviço na persistência de alguns sintomas. Segundo ele, “sintomas específicos como uma febre alta persistente por dois ou três dias, dispneia (dor torácica), dificuldade respiratória, são sintomas que podem ser sinais que merecem atenção do Samu”.

 

A recomendação é que com o surgimento de sintomas graves, o Samu seja acionado imediatamente. Para acionar o serviço, basta ligar para o Samu Natal a partir do número 192. 



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css