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27/03/2020 12:11
  • Escola municipal mantém interação virtual com alunos durante quarentena

Com o propósito de encurtar a distância entre professores e alunos durante o período de suspensão das aulas em decorrência do isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, a Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos, localizada no Passo da Pátria, está buscando alternativas virtuais para incentivar que as 380 crianças permaneçam com o vínculo escolar e desenvolvendo atividades de aprendizagem com a supervisão presencial dos familiares. A unidade de ensino atende estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamental.

 

Segundo a gestora pedagógica, a professora Janaina Félix Araújo Nascimento dos Santos, desde o início do ano letivo foi organizado um grupo de WhatsApp com os pais dos alunos (por turma) para repassar informações e comunicados da escola, com o objetivo também de fortalecer a relação e integração escola e família. “Com a criação dos grupos surgiu a ideia pela equipe pedagógica de repassar atividades e leituras para que nossos alunos tornassem o tempo da quarentena, um tempo de qualidade e de aprendizagens significativas. Os professores abraçaram a causa e uma série de atividades foram surgindo com caráter lúdico, de alfabetização, letramento, matemático e de leituras literárias”.

 

Janaína Félix Santos destaca que as atividades estão sendo encaminhadas aos pais pelo aplicativo WhatsApp, para que os estudantes se mantenham ocupados, observando também a preocupação social da escola, diante da realidade socioeconômica da comunidade e também de vulnerabilidade, evitando que as crianças permaneçam nas ruas, e sim, tendo uma rotina dirigida de atividades. “Os pais começaram a enviar fotografias dos alunos realizando as atividades, reproduzindo em papel como podem, para que os filhos possam executarem todas as tarefas que estão sendo propostas. Essa devolutiva se tornou ainda mais incentivo para que nossos professores alimentem diariamente os grupos com novas atividades”.

 

O acompanhamento pedagógico é realizado pela direção e coordenação pedagógica da escola, verificando as sequências didáticas das atividades em consonância com os direitos de aprendizagens propostos para alunos do 1° ao 3° ano e dos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, sendo realizadas as adaptações e relações didáticas para casa ano, a atividade é repassada aos pais com a orientação devida.

 

A professora Soraia Shellyda Lins Tarquino Soares, atua na Rede Municipal de Ensino há 10 anos, está mantendo esse contato com pais e alunos via internet neste período de isolamento social. “Pensamos atividades para este período voltadas para a alfabetização e letramento, uma vez que, atendemos uma comunidade carente. Sabemos que nem toda criança tem um ambiente familiar alfabetizador, e por isso, destacamos a importância de destacar mais essa vertente”.

 

Soraia Soares relata que neste período já se emocionou algumas vezes com os relatos que está recebendo. “Uma das coisas que mais me emocionou são as fotografias dos pais transcrevendo as atividades propostas nos grupos de WhatsApp para que as crianças possam realizar os exercícios. Isso mostra que temos crianças com vontade de aprender e pais com desejo de mudança, compreendendo a educação como um único caminho. Nosso trabalho não está sendo realizado em vão. Esse retorno por parte dos pais e dos alunos, só mostra o quanto somos importantes nesse processo todo. Assim, como os profissionais da saúde estão na linha de frente, nós da educação também podemos fazer a nossa parte. Cada um fazendo a sua parte podemos fazer com que os danos causados por esse confinamento não sejam tão graves para todos. É nessa perspectiva que a gente trabalha, olhando por esse lado, pensando no aluno e na sua aprendizagem. Sabendo que a educação faz diferença na vida de qualquer pessoa”. 



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