{literal}
Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

25/03/2020 10:55
  • Aulas suspensas: educadores usam criatividade para interagir com crianças
Divulgação

Diante da suspensão das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Natal, em decorrência da pandemia do Covid-19, os professores das Escolas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) estão disponibilizando atividades para que os alunos possam desenvolver em casa durante o isolamento social. Além da produção de vídeos com contação de histórias, ideias criativas, brincadeiras e esclarecimentos sobre a propagação do Coronavírus.   

 

Em um bonito gesto de dedicação ao ofício de ensinar, a educadora infantil Sandra Cristina da Silva, que leciona no CMEI Professora Antônia Fernanda Jalles, está gravando vídeos e contando histórias para as crianças neste momento de isolamento social das famílias. O CMEI Fernanda Jalles fica situado no Conjunto Cidade Satélite, bairro Pitimbu.    

 

A pedagoga que integra a Rede Municipal de Natal desde julho de 2009, contou como surgiu a ideia de gravar o vídeo. “Fiquei imaginando como as crianças estavam se sentindo nesse momento difícil em permanecer em suas casas devido à pandemia do Coronavírus. Produzi o vídeo com o propósito de oferecer às crianças momentos de interação e prazer através das contações de histórias, e, como educadora, achei que era meu dever instruir os meus alunos sobre o vírus seguindo as regras básicas de higiene”, afirmou Sandra.

 

A educadora infantil do CMEI Fernanda Jalles, que também toca violão e canta músicas infantis no vídeo, afirma que disponibilizou o mesmo via WhatsApp para o grupo de pais da turma do Nível IV "A" e que, por meio dessas contações, as crianças podem vivenciar como na sala de aula "A hora da história".  

 

“Além de ser professora, sou mãe de uma criança na mesma idade dos meus alunos, cinco anos, e sei como temos que ficar criando brincadeiras para que eles fiquem tranquilos. É importante ajudar os pais e responsáveis que estão com as crianças em casa, neste período difícil que o mundo está enfrentando”, concluiu Sandra Cristina da Silva.  

 

Outro exemplo de criatividade fica por conta da pedagoga Heveline Lemos da Silva, especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil, e Ensino Fundamental. A educadora do CMEI Professora Maria da Piedade de Melo e Silva, situado no bairro Lagoa Azul, Zona Norte da capital, também vem dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem das crianças. “Gravei um vídeo com canções infantis para trabalhar com as crianças da minha turma”, disse.  

 

A pedagoga conta que outros colegas do centro infantil estão realizando as atividades com as suas respectivas turmas. Por meio de vídeos que são encaminhados pelo WhatsApp para os grupos das turmas específicas de cada professora, com supervisão da gestão do CMEI.  

 

“Toda iniciativa em prol do desempenho de alguma atividade para criança ela é aceita, seja online e ou presencial, desde que seja indicada para cada nível. Já estou recebendo vídeos das minhas crianças, realizando os ensinamentos e relato dos pais agradecendo”, contou orgulhosa a professora.

 

Heveline Lemos deixa uma mensagem para os educadores. “Aos meus colegas professores, neste momento difícil de pandemia que estamos vivendo, e que iremos vencer, devemos fazer o que tiver ao nosso alcance para continuar levando o conhecimento as nossas crianças para que não pensem que estão de férias. Eles precisam compreender que é necessário continuar as atividades. E como essas crianças de hoje em dia são tão ligadas na era digital, vamos usar o que eles gostam ao nosso favor, usar as redes sociais para continuarmos passando conhecimento para eles”.

 

O prefeito de Natal Álvaro Dias determinou a suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino desde o dia 18 de março, por um período de 15 dias, por meio do decreto nº 11.920, de 17 de março de 2020. Caso seja necessário, a Prefeitura do Natal fará a ampliação da suspensão.

 

 



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css