{literal}

19/03/2020 09:24
  • Efeito coronavírus: Semsur suspende atendimento presencial
Hana Dourado

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), seguindo as orientações e determinações previstas no Decreto 11.920, que coloca o município em Situação de Emergência em decorrência da pandemia do Covid-19, informa à população que o atendimento ao público será realizado de forma não presencial.

A partir desta quinta-feira (19), a Semsur funcionará em caráter interno, atendendo as demandas da população de forma virtual e/ou por telefone. O expediente da Secretaria será reduzido, passando a ocorrer das 9h às 14h. Todos os detalhes sobre alterações e intervenções realizadas pela pasta estão disponíveis no Diário Oficial do Município publicado nesta manhã, através da Portaria N°22/2020-GS/Semsur.

As medidas de restrição de acesso aos prédios municipais adotadas pela Secretaria de Serviços Urbanos, consideram a garantia de seguridade dos cidadãos e do corpo de funcionários do município, visto o momento de alerta e precaução para a Coronavírus.

Desta forma, fica limitado ao prédio da secretaria o acesso de pessoas indispensáveis à execução dos serviços. Além disso, será dispensado do expediente presencial os servidores públicos municipais ou empregados públicos municipais gestantes e lactantes, os maiores de 60 anos e os acometidos de comorbidades ou doenças crônicas. Aos que se enquadram nos perfis anteriores e que não puderem realizar suas atividades de maneira remota, os dias não trabalhados serão compensados após o fim da situação de emergência. A Semsur acrescenta que as medidas não se aplicam aos servidores e empregados públicos integrantes das áreas de limpeza urbana (Agente de Limpeza Ambiental/Verdinhos) e Serviços de Cemitérios.

Conforme estabeleceu o Decreto 11.920, a realização de eventos públicos municipais culturais, artísticos e de entretenimento estão proibidos. Desta forma, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal não irá expedir novas Autorizações de Uso de Espaço Público – Auep - para eventos diversos de curta duração realizados em espaços públicos de Natal.

A Semsur reforça que oferece canais alternativos de atendimento para evitar a necessidade de comparecimento pessoal. O cidadão poderá entrar em contato com os setores através do email semsur@natal.rn.gov.br ou, ainda, pelos telefones: Gabinete - 3232-8019; Iluminação Pública (DIP) - 3232-2542; Disque-Iluminação - 0800 281 8980; Paisagismo (DP) - 3232-9845; Concessões, Permissões e Autorizações (DCPA) - 3232-4574; Fiscalização - 3232-2650; Cemitérios - 3232-9843;  Mercados - 3232-9846; e Feiras Livres - 3232-3832