{literal}

17/03/2020 14:38
  • Idoso é tema de 4ª capacitação da SMS sobre prevenção ao Coronavírus

A prevenção da contaminação por Covid-19 (Coronavírus), com foco nas pessoas idosas, será tema da quarta capacitação da Secretaria Municipal de Saúde. “Covid-19 - A Prevenção é a Melhor Proteção!” acontece na próxima quinta-feira (19), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, em duas turmas pela manhã. A ação é desenvolvida através do Departamento de Vigilância em Saúde, por meio Núcleo de Serviços de Saúde da Vigilância Sanitária, e vai ser destinar aos profissionais que desempenham atividades nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

A intenção é sensibilizar quem lida com o público idoso diariamente a tomar alguns cuidados adicionais para minimizar os riscos de contágio e proliferação da doença. Medidas como higienização e restrição de algumas visitas para evitar contato direto com pessoas externas, que possam levar o vírus para os moradores, estão em pauta. A SMS já capacitou mais de 1000 profissionais da sua rede nesse período de alerta entre médicos, enfermeiros e responsáveis técnicos.

“Como esses idosos são um grupo de risco maior, o objetivo é relembrar as medidas preventivas, principalmente na questão da higiene dos ambientes. Isso minimiza e evita o risco de contágio, de modo a não colaborar na transmissão do vírus para os idosos residentes dessas instituições”, afirma Diogenes Soares da Silva, Técnico do Núcleo de Saúde do Departamento de Vigilância em Saúde e responsável por ministrar as informações no encontro.

O evento vai contar com duas turmas para abranger as 21 instituições que atuam com o cuidado do idoso no município, que serão representadas por um , e um responsável técnico e um membro dos cuidadores de idoso, que servirá como multiplicador da informação na instituição. A primeira sessão acontece das 8h às 10h e a segunda das 10h às 12h. Inscrições e informações podem ser consultadas através do telefone (84) 3232-6105 ou pelo e-mail: nucleodeservicodesaude.1@gmail.com. A participação é gratuita.