{literal}

19/02/2020 10:06
  • Blocos e troças invadem as ruas da capital potiguar neste carnaval 2020
Divulgação

Consolidado, o Carnaval de Natal chega em 2020 com uma programação diversificada, contemplando as quatro regiões da cidade. A folia vai invadir as ruas da cidade, em grande parte, conduzida por blocos e troças que receberam, através da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão, via editais ou pela iniciativa privada, apoio para organização de um calendário festivo rico. Ao todo, foram registrados, oficialmente, 82 blocos, que se revezarão desde esta quinta-feira (20) até a quarta-feira de cinzas (26).

Na quinta-feira, a Secretaria de Saúde põe o bloco na rua primeiro. Logo às 14h, no bairro de Nazaré, os agentes de saúde se unem à população para brincar no Carnadengue. No trajeto, além da alegria, panfletagem e muitas lições de como combater  o mosquito transmissor da dengue. No bairro, à noite, acontece o Nazaré Folia. A abertura oficial do Carnaval de Natal está marcada para o Largo do Atheneu, em Petrópolis.

Na sexta-feira, a folia de rua segue nos vários polos organizados pela Prefeitura de Natal. Em Ponta Negra, o bloco Bode Espiatório é uma das atrações. No sábado, no bairro, saem os tradicionais Banda da Praia e Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens. No domingo tem o Suvaco do Careca como destaque. Na segunda sai o bloco A Ponta e na terça, A Banda.

O Polo Redinha é um dos mais movimentados pela folia dos blocos. O Bloco do Seu Boga, a Banda do Siri, o Galo da Praia e outros se unem aos tradicionais Bloco dos Cão e Baiacu na Vara, que percorrem as ruas do bairro na quarta-feira de cinzas, se despendido do "reinado de Momo".

No Polo das Rocas, no palco é o samba quem "manda". No entanto, os blocos e troças também prometem arrastar o povão. Piabinha, As Guerreiras, Pinto Pelado, Terceira Idade, Banda Carcará, Q'Fuxico, Língua Ferina, Vai quem quer e outros fazem parte da programação do Carnaval de Natal.

No Polo Centro Histórico, a tradição de blocos já existe há décadas. Nazi vai a Ribeira, Galo dos Perturbados, Zé Reeira e Bardallos prometem dar o tom da festa que reúne a nova e velha geração de boêmios frequentadores dos tradicionais bares e pontos históricos do local. A Prefeitura, que investiu alto na revitalização do bairro espera por muita movimentação e alegria todos os dias nesses locais.