20/11/2019 15:00
  • Plano Diretor: grupos de Trabalho se reúne para definir transversalidades entre temas
Assessoria Semurb

A coordenação técnica de Revisão do Plano Diretor se reuniu, na manhã desta quarta-feira (20), com os membros dos Grupos de Trabalho (GT’s) do Plano Diretor para que eles indicassem a transversalidades entre os temas para ajudar na sistematização dos conteúdos oriundos das oficinas, como também elaborar pautas para os próximos seminários, previstos para acontecer dias 30 de novembro, 10  e 21 de dezembro com toda a sociedade.  A reunião aconteceu no Auditório da Faculdade Estácio – Alecrim.

Na reunião, foi discutida a identificação das características que cada subtema tem em relação com os demais. Além do debate sobre o calendário do Plano Diretor entre os GT’s e a coleta de sugestões para palestras dos seminários. Um dos temas que foram debatidos que tiveram relação entre os subtemas foi: infraestrutura e mobilidade. Sendo assim, ficou definido para os próximos seminários a discussão desses temas com participação da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

Os grupos estão divididos em 17 subtemas para facilitar as discussões técnicas. Eles são formados por representantes de instituições, por servidores públicos e pessoas que, voluntariamente, se candidataram para participar dos GTs e ajudar no processo de revisão do Plano. Seu papel é de aprofundar o embasamento técnico no tocante aos aspectos físico-territoriais e da gestão urbana municipal, colaborar na avaliação e sistematização das informações produzidas nos eventos, como também na formulação da minuta de lei de revisão do PDN.

Ficou estabelecido que todo material sistematizado deverá ser entregue à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que coordena o processo, até a terça-feira (26) para que sejam publicados na sexta-feira (29), para que toda a população tome conhecimento do conteúdo que foi trabalhado pelos Grupos de Trabalhos (GT’s).